sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ÁGUA - O BEM PRECIOSO



E.E.B. HUMERTO HERMES HOFFMANN
DISCIPLINA: QUÍMICA
ALUNOS – 1º ano – Ensino Médio – TURMA 1001
ATIVIDADE DE INTERAÇÃO
PERÍODO: 04 a 11 / NOV./ 2009

A Água, um recurso renovável do qual dispomos, e que em seu Ciclo, que tem origem, entre outros, na evaporação dos oceanos, Rios e Lagos, é vital aos seres vivos, desde a sua contribuição ás células até para saciar a sede de animais. O crescimento populacional, a demanda das atividades econômicas industriais e em particular o descaso por esse recurso finito faz muitos povos do mundo sofrerem com a escassez e piora de qualidade deste recurso vital á sobrevivência humana.
Torna-se pois, importante que conheçamos desde sua composição, quais são suas fontes assim como é preciso conhecermos como está sendo dirigida sua preservação mundo a fora, e em especial no Brasil.

ATIVIDADE:

A baixo estão apresentadas os TÓPICOS que cada aluno deverá seguir a fim de cumprir com o objetivo proposto de apropriação de conhecimento relativo a ÁGUA, utilizando os recursos das NOVAS TECNOLOGIAS disponíveis na Escola com a SALA de INFORMÁTICA ( uso do computador e Internet). Cada TÓPICO apresenta LINKS que auxiliarão na pesquisa para o cumprimento da Atividade.
Ao finalizar a ATIVIDADE DE CADA TÓPICO, cada aluno deverá POSTAR em COMENTÁRIOS DO BLOG sua contribuição que deverá ser em forma de COMENTÁRIO relativo ao ASSUNTO DO TÓPICO.

EX: Aluna: Camila –
Tópico 01: A água se apresenta.....
Tópico 02: Temos que poupar......
Tópico 03: O homem é responsável.....
Tópico 04: Observei que nosso Planeta é muito abastecido por água, porém....
Tópico 05: A imagem....(indicar qual!)... me faz refletir sobre como....
Conclusão: Concluo que....
( Este foi um exemplo! Use sua criatividade que sei, é IMENSA!)

A AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE será realizada pela professora através da ATENÇÃO e DISCIPLINA do aluno durante a Atividade em Sala de Aula e na Sala de Informática da Escola, e também através dos COMENTÁRIOS postados nesse BLOG.

Aproveitem o aprendizado e SUCESSO!!!...


TÓPICOS DA ATIVIDADE

TÓPICO 01: Pesquisar sobre a COMPOSIÇÃO, PROPRIEDADES e ESTADOS FÍSICOS da água do Planeta. Analisar, refletir e Comentar sobre as descobertas.

TÓPICO 02: Pesquisar sobre a QUALIDADE e POTABILIDADE (POT01) , (POT02) e (POT03) da água daTerra. Analise o conteúdo da pesquisa, reflita e comente.

TÓPICO 03: Pesquisar sobre os RECURSOS HÍDRICOS que dispomos, e o AQUÍFERO GUARANÍ. Não deixar de lado as localizações e condições atuais! Analisar as descobertas, refletir e comentar o conteúdo.

TÓPICO 04: Pesquisar sobre a PRESERVAÇÃO e POLUIÇÃO (POL01) e (POL02) , das águas do Planeta. Onde mais ocorre, suas causas e consequências. Analise os dados obtidos, reflita e comente.

TÓPICO 05: Pesquise dados de ESTATÍSTICA (ESTAT01) e (ESTAT02) , IMAGENS (IMAG01) , (IMAG02) , (IMAG03) , (IMAG04) , (IMAG05) , (IMAG06) , (IMAG07) e CURIOSIDADES (CURIOS01) e (CURIOS02) referentes a água, em vários aspectos. Analise as observações, reflita e comente, não deixando de dar sua opinião pessoal sobre o que está observando!

CONCLUSÃO: Conclua a atividade contribuindo com um comentário reflexivo geral abordando aspectos que mais se mostraram relevantes para seu crescimento cultural, conscientização e mudança de atitude com relação a ÁGUA do Planeta!

ANEXO: Como complemento você poderá curtir em TEXTO e, ou VÍDEO o cantor Guilherme Arantes em “PLANETA ÁGUA”.

"PRONTO! AGORA É POSTAR EM COMENTÁRIOS DO BLOG”, aqui mesmo! Depois disto feito, até 11/11/2009,
PARABÉNS! VOCÊ É UM … SUCESSO!!..

23 comentários:

  1. Tópico 01: A água é um dos compostos mais importantes, assim como o mais abundante, sendo vital para os osganismos vivos; ela tem propriedades estruturais e químicas que a tornam adequada para o seu papel nas células vivas.

    Tópico 02: Dados provam que 70% do planeta é constituido de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está em baixo da terra; a água pode ser utilizada para, bebida ou preparação de alimentos, em rega de hostaliças ou nos criadores de moluscos, etc.

    Tópico 03: Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia; O aquifero guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo também um dos maiores em todas as categorias.

    Tópico 04: Bom, a água nunca está limpa na natureza, pois nela esta dissolvidos gases, sais solidos e íons; a poluição da água pode acontecer de diversas formas, assim como, poluição térmica, poluição física, poluição biologica e poluição quimica, esses tipos são os menos conhecidos por pessoas.

    Tópico 05: Nas imagens 06 e 07 se observa que esta sendo poluída a água, isso não é bom para ninguem, mas ninguem faz nada, é dificil mudar uma coisa desse jeito que ninguem se ajude.

    Conclusão: Bom, concluí várias coisas, aprendi também muito com estes textos que li, sempre é bom ajudar e não poluir a água, por que, apesar de tudo, só temos 3% de água potável, então, vamos ajudar!

    Aluno: Leandro Serafim Pereira

    ResponderExcluir
  2. Leandro, suas reflexões estão de encontro com o objetivo da atividade. saiba aproveitar todo conhecimento adquirido! Parabéns!Nos visite sempre! Prof. Sandra

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tópico 01:A água é muito importante e é usado com abundância, e é vital para os organismos dos seres humanos, a água é um excelente meio de dissolução ou solvente, é uma molécula polar, capaz de formar quatro pontes de hidrogênio com moléculas de água vizinha.

    Tópico 02: 70% do planeta é constituido de água, somente 3% é água doce, e 98% está abaixo da terra, isso quer dizer que temos bem pouca água para consumo, perto da quantidade total de água da terra. Nos próximos 25 anos, cerca de 1/3 da população vai experimentar o efeito da escassez de água, uma pesquisa apontou o desaparecimento de poços, lagos e rios.

    Tópico 03: Os recursos h´´idricos são agua superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. As aguas subterrâneas são o principal reservatório de agua doce disponível para o homen. O aquífero guaraní é a maior reserva subterrânea de agua doce do mundo.

    Tópico 04: As reservas de agua que existe no planeta são constantes, mais nem por isso se dá o direito de disperdisá-la ou poluí-la. A agua que usamos é sempre a mesma, e ela é responsável pela vida na terra, sendo tudo isto movido pela energia solar.

    Tópico 05: Apesar de o país possuir um volume razoável de agua, 75% da população não tem acesso a agua potável, para beber,por causa do péssimo manejo de recursos hídricos. O desmatamento os esgotos tudo isso prejudica os lençóis subterrâneos e reduz o volume de agua dos rios.

    CONCLUSÃO - Neste trabalho eu conclui que, a agua é um bem precioso que não pode acabar nunca, pois nessecitamos dela para sobreviver, e só temos 3% de agua potável, se não cuidarmos nem isso existirá mais,

    Aluna: Daniele da silva ronchi

    ResponderExcluir
  5. Tópico 1:A água é um dos compostos mais importantes, bem como o mais abundante, sendo vital para os organismos vivos. Fora da célula os nutrientes estão dissolvidos em água, que facilita a passagem através da membrana celular e , dentro da célula, é o meio onde ocorre a maioria das reações químicas.

    Tópico 2: 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são água doce e, desse total, 98% está embaixo da terra,isso quer dizer que temos bem pouca água para consumo, perto da quantidade total de água da terra. Nos próximos 25 anos, cerca de 1/3 da população vai experimentar o efeito da escassez de água, uma pesquisa apontou o desaparecimento de poços, lagos e rios.

    Tópico 3:Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.As águas subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para o homem.O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo,sendo também um dos maiores em todas as categorias.

    Tópico 4:A água nunca é pura na Natureza, pois nela estão dissolvidos gases, sais sólidos e íons. A poluição das águas pode aparecer de vários modos, poluição térmica, poluição física,poluição biológica, e poluição química.

    Tópico 5:Apesar de o país possuir um volume razoável de agua, 75% da população não tem acesso a agua potável, para beber,por causa do péssimo manejo de recursos hídricos.O desmatamento de encostas de morro causa deslizamentos, erosão do solo,tudo isso dificulta os lençois subterrâneos e reduz
    o volume de água nos rios.

    Conclusão: Neste trabalho eu concluí que só nos resta 3% de água potável, por isso devemos preservar a água, pois ela é muito importante para a nossa sobrevivência e sem ela nós não somos nada.

    Aluna: Patrícia De Bona Marangoni

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Tópico 01: A importância da água no nosso planeta é inigualável e significado de vida. É um composto de grande estabilidade, um solvente universal e uma fonte poderosa de energia química. A água é capaz de absorver e liberar mais calor que todas as demais substâncias comuns.

    Tópico 02: 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são água doce e, desse total, 98% está embaixo da terra.Quer dizer que a quantidade de água própria para consumo é mínima em relação a toda a água do planeta.

    Tópico 03: Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul.

    Tópico 04: Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram.97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos.

    Tópico 05: Há falta de água em pelo menos 26 países, afetando cerca de 232 milhões de pessoas. O desmatamento, os esgotos tudo isso prejudica os lençóis subterrâneos e reduz o volume de água dos rios

    Conclusão: Neste trabalho eu concluí que devemos preservar a água, pois se não preservarmos ela vai se acabar em poucos anos, com isso não existirá mais vida no planeta, afinal temos apenas 3% de água para nosso consumo.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Tópico 01: A água é um dos compostos mais importantes, assim como o mais abundante, sendo vital para os osganismos vivos, a água é um excelente meio de dissolução ou solvente, é uma molécula polar, capaz de formar quatro pontes de hidrogênio com moléculas de água vizinha. Fora da célula os nutrientes estão dissolvidos em água, que facilita a passagem através da membrana celular.

    Tópico 02: Dados provam que 70% do planeta é constituido de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está em baixo da terra. Isso quer dizer que a quantidade de água própria para consumo é mínima. Nos próximos 25 anos, cerca de 1/3 da população vai experimentar o efeito da escassez de água, uma pesquisa apontou o desaparecimento de poços, lagos e rios.

    Tópico 03: Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. As águas subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para o homem.O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo,sendo também um dos maiores em todas as categorias.

    Tópico 4:A água nunca é pura na Natureza, pois nela estão dissolvidos gases, sais sólidos e íons. A poluição das águas pode aparecer de vários modos, poluição térmica, poluição física,poluição biológica, e poluição química.Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram.97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos.

    Tópico 5:Apesar de o país possuir um volume razoável de agua, 75% da população não tem acesso a agua potável, para beber,por causa do péssimo manejo de recursos hídricos. O desmatamento, os esgotos tudo isso prejudica os lençóis subterrâneos e reduz o volume de água dos rios.

    Conclusão: Neste trabalho eu conclui que não devemos desperdiça água a toa, porque não existe muito água potavel no mundo e se nós acabarmos com esse poco que resta daqui alguns anos iremos ficar sem nada para beber, e a água e a coisa mais importante do mundo, pq sem água nós não consiguimos fazer nada, comida, tomar banhu...

    Aluno: Elivelton Rocha Serafim

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Tópico 1- A água é composta por Hidrogenio (H) e Oxigenio (O), sendo sua formula H2O, é o composto mais abundante em nosso planeta. Suas propriedades a tornam adequada para seu papel nas células. Ela pode ser encontrada em tres estados: líquido (como bebemos), sólido (gelo), gasoso (vapor).

    Tópico 2- Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos. Nós dependemos da água para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo e desperdiçando a água de rios e nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas, sendo que por isso a nossa água potavel é de má qulidade, gerando inumeros tipos de doenças em todo tipo de pessoa.

    Tópico 3- Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. As águas subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para o Homem (aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos).
    O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo também um dos maiores em todas as categorias. A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero - cerca de 1,2 milhão de km² - está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil. O restante se distribui entre o nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58 500 km²) e sudeste do Paraguai (58 500 km²), nas bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná. A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes.

    Tópico 4- As reservas de agua que existe no planeta são constantes, mais nem por isso se dá o direito de disperdisá-la ou poluí-la mas como a maior parte já esta poluida devemos preservar os poucos mananciais intactos que ainda restam para que o homem possa dispor de um reservatório de água potável para que possa sobreviver nos próximos milênios.



    Tópico 5- na imagem 5 vemos que a um grande impenho de empresas (como a CASAN) para melhorar a quelidade da agua, mas se não ouver conciencia de toda a população não adianta nada e acontece como na imgem 7 grande quantidade de poluição nos nossos rios.

    Conclusão: Se não houver conscientização da população mundial em poucos anos não teremos água própria para consumo, e quem sofrera com isso não ser só as futuras gerações, mas nos mesmos acabaremos sofrendo com este desgaste que o ser humano faz na natureza.

    ResponderExcluir
  12. Tópico (01):A água é muito importante e vital para os organismos dos seres vivos.a água é uma molécula polar e um excelente meio de solvente.e também um reagente essencial nos processos digestivos.


    Tópico(02):70%do planeta é constituído de água,mas somente 3%é de água potável,desse total 98%estão embaixo da terra. Então a quantidade de água própria para o consumo é mínima podendo em alguns anos terminar.


    Tópico (03):Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul.


    Tópico(04):Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram.a água nuca é totalmente limpa pois nela esta dissolvidos gases, sais,sólidos e íons.


    Tópico (5):Apesar de o país possuir um volume razoável de água, 75% da população não tem acesso a água potável. O desmatamento de encostas causa deslizamentos, o esgoto etc..tudo isso prejudica os lençóis subterrâneos e reduz o volume de água nos rios.


    Conclusão:neste trabalho eu aprendi que devemos cuidar bem de nossa água,pois só a 3% dela que é própria para nosso consumo e se não cuidarmos bem dela,poluirmos os rios desmatar encostas etc. Logo ela ira acabar e nosso planeta sem vida vai ficar.

    Aluno:Fabrício Filisbino

    ResponderExcluir
  13. Tópico 1= Água é composta por Hidrogênio (H) e Oxigênio (O), sendo sua formula H2O, água também é um compostos mais importantes, assim como o mais abundante, sendo vital para os organismos vivos, ela tem propriedades estrutural química que a tornam adequada para seu papel nas células vivas.

    Tópico 2= Em nosso planeta tem 70% de água sendo que 3%é doce. A água é muito importante em nosso planeta serve para beber, na preparação dos alimentos, para tomar banho etc. então atenção cuide muito bem da água, pois sem ela não podemos viver.

    Tópico 3= Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. As águas subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para o homem. O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul.

    Tópico 4= A água nunca é pura na Natureza, pois nela estão dissolvidos gases, sais sólidos e íons. A poluição das águas pode aparecer de vários modos, poluição térmica, poluição física, poluição biológica, e poluição química. Mesmo ela vindo de cachoeira ela deve ser tratada.

    Tópico 5= Na imagem 05 vejo o trabalho de tratamento para deixar a água mais limpa isso é muito importante. E na imagem 06 poso ver muita poluição sendo jogada no mar mas muita gente vendo essa poluição não se da conta de preservar a água.

    Conclusão= Conclui que temos só 3% de água potável, então devemos preservar a água, sendo que no futuro podemos sofrer grandes e terríveis conseqüências.

    Aluno: Uilian Moretto

    ResponderExcluir
  14. Tópico 1:A Água é excelente para nós por obter tarefas em nosso corpo ,cerca de 75 a 85% das células são composta de Água.A Água é um excelente meio de dissolução ou sovente;ela tem propriedades estruturais e químicas . Tópico 2:Qualidade:70%do planeta é constituído de Água . 3%é Água doce ,desse total de 98 esta embaixo da terra .A Água que é usada para a nossa alimentação ,ou para a nossa higiene do corpo e que serve para tantas outras caixas para nos. Tópico 3 : No âmbito do desenvolvimento sustentável, o manejo sustentável dos recursos hídricos compreende as ações que visam garantir os padrões de qualidade e quantidade da água dentro da sua unidade de conservação, a bacia hidrográfica. O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo.
    Tópico 4 : A poluição das águas pode aparecer de vários modos, incluindo a poluição térmica, que é a descarga de efluentes a altas temperaturas, poluição física, que é a descarga de material em suspensão, poluição biológica, que é a descarga de bactérias patogênicas e vírus, e poluição química, que pode ocorrer por deficiência de oxigênio, toxidez e eutrofização .A poluição da água é qualquer alteração das suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, que possa prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar das populações, causar dano à flora e à fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e económicos. Tópico 5:por mais que a terra possua Água ,e se continuaram a jogar lixos ou esgotos pelos rios as Águas irão se acabar .Poluir o ar e Águas todo o planeta ira ficar com o prejuízo depois ,afinal sem Água ninguém vive.
    Conclusão:Eu conclui que sem Água nem nós nem plantas ou animais conseguiria viver sem a Água ,E se nos não cuidar dela ,Ela ira se acabar e todos d terra iria morrer.

    Aluno: Cleber Genuino

    ResponderExcluir
  15. TÓPICO 1: A água é um dos compostos mais importantes, bem como o mais abundante, sendo vital para os organismos vivos. Ela tem propriedades estruturais e químicas que a tornam adequada para o seu papel nas células vivas. E é também um excelente meio de dissolução ou solvente.

    TÓPICO 2: 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são água doce e, desse total, 98% está embaixo da terra. A água que a gente consome é mínima em relação a toda a água do planeta. Nos próximos 25 anos, cerca de 1/3 da população vai experimentar o efeito da escassez de água, que desaparecerá dos poços, lagos e rios.

    TÓPICO 3: Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. As águas subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para o homem. O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo.

    TÓPICO 4: As reservas de água no planeta são constantes, mas isso não é motivo para desperdiçá-la ou para poluí-la. A água que usamos é sempre a mesma, ou seja, ela é responsável pelo funcionamento da vida na Terra, sendo tudo isto movido pela energia solar.

    TÓPICO 5: Apesar de o país possuir um volume razoável de agua, 75% da população não tem acesso a agua potável, para beber. O desmatamento, os esgotos ajudam para que tudo isso prejudica os lençóis subterrâneos e reduz o volume de água dos rios.

    CONCLUSÃO: Eu aprendi muitas coisas com esses textos, que não podemos desperdiçar e nem poluir a água porque ela está se acabando. E que só resta 3% de água potável para beber. Então, vamos se ligar!


    Aluna: Maria Amélia Spillere Ghislere

    ResponderExcluir
  16. Tópico 1- A água tem como elementos em sua composição Hidrogenio e Oxigenio, sendo sua formula H2O, é o composto que mais se encontra no nosso planeta. Suas propriedades físicas e químicas a tornam adequada para seu papel nas células vivas. Ela pode ser encontrada em tres estados: sólido (gelo), gasoso (vapor),
    líquido.

    Tópico 2- Dependemos da água para viver, não importa o que fazemos, e por mais importânte que ela seja, continuamos poluindo e desperdiçando a água de rios e nascentes, e esquecendo que ela é essencial para a vida, por não cuidarmos, a nossa água potavel é de má qulidade, e assim gera inumeros tipos de doenças em todo tipo de pessoa.

    Tópico 3- Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.
    O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo. A maior parte (70% ou 840 mil km²) da área ocupada pelo aquífero - cerca de 1,2 milhão de km² - está no subsolo do centro-sudoeste do Brasil. O restante se distribui entre o nordeste da Argentina (255 mil km²), noroeste do Uruguai (58 500 km²) e sudeste do Paraguai (58 500 km²), nas bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná.

    Tópico 4- Existem grandes reservas de água no nosso planeta, mais nem por isso devemos disperdisar ou poluir, mas temos uma grande parte já poluida devemos tomar providencis e preservar os poucos mananciais que ainda não estão poluidos para que o homem possa ter futuramente um reservatório de água potável para sobreviver nos próximos milênios.

    Tópico 5- Vimos na curiosidade 1 que foi através da água que começou a vida mas se continuarmos poluindo como na imagem 6 o nosso fim também sera por ela.

    Conclusão: A água para o ser humano é esencial, se não cuidarmos dela, daqui alguns anos não vai mais existir,mesmo o mundo inteiro tendo vários reservatórios de água as pessoas tem que perceber que se continuarmos assim água no mundo acabará, pois existem mais águas poluidas do que potáveis,fazendo que com isso o ser humano tenham medo do que pode acontecer daqui uns anos sm água potável para nós e nossos filhos beberem, o que nos resta não é ficar parado vendo a água acabar,mas sim preservar e cuidar dela,porque a água é um bem precioso para nossa vida.

    Camila Milanez

    ResponderExcluir
  17. Tópico 01: A água é muito importante para as células vivas, pois ela tem propriedades estruturais e químicas. A água é o componente mais importante, pois é vital para os organismos vivos.

    Tópico 02: 70% do planeta é constituído de água, mas só 3 % é potável, e as pessoas insistem em ficar desperdiçando. Talvez elas deveriam ter mais conhecimento sobre esse problema.

    Tópico 03: Recursos hídricos são as águas superficiais disponíveis para uso de qualquer região ou bacia.Arquífero Guarani é a maior reserva de água doce do mundo.

    Tópico 04: Existem diversos tipos de poluição das águas, como: poluição física, poluição biológica, poluição química e poluição térmica, mas esses tipos são pouco conhecidos.

    Tópico 05: Na imagem 07 mostra a realidade da maioria das cidades do mundo hoje em dia, pois o esgoto das casas está sendo jogado em lagos, rios, mares, etc.

    Conclusão: Com esse trabalho aprendi muitas coisas que eu não sabia a respeito da água, e aprendi um pouco mais sobre as coisas que eu já sabia. Os textos são ótimos.

    Aluna: Gabrieli Alamini Fenali

    ResponderExcluir
  18. Tópico 01: A água é muito importante para as células vivas, pois ela tem propriedades estruturais e químicas. A água é o componente mais importante, pois é vital para os organismos vivos.

    Tópico 02: 70% do planeta é constituído de água, mas só 3 % é potável, e as pessoas insistem em ficar desperdiçando. Talvez elas deveriam ter mais conhecimento sobre esse problema.

    Tópico 03: Recursos hídricos são as águas superficiais disponíveis para uso de qualquer região ou bacia.Arquífero Guarani é a maior reserva de água doce do mundo.

    Tópico 04: Existem diversos tipos de poluição das águas, como: poluição física, poluição biológica, poluição química e poluição térmica, mas esses tipos são pouco conhecidos.

    Tópico 05: Na imagem 07 mostra a realidade da maioria das cidades do mundo hoje em dia, pois o esgoto das casas está sendo jogado em lagos, rios, mares, etc.

    Conclusão: Com esse trabalho aprendi muitas coisas que eu não sabia a respeito da água, e aprendi um pouco mais sobre as coisas que eu já sabia. Os textos são ótimos.

    Aluno: Luis Eduardo Zanette

    ResponderExcluir
  19. Tópico 1 :

    A água é um dos compostos mais importantes, sendo vital para os organismos vivos.
    A água tem propriedades estruturais e químicas que a tornam adequada para o seu papel nas células vivas.
    A água é um a molécula polar, pois tem distribuição desigual das cargas, capaz de formar quatro pontes de hidrogênio com as moléculas de água vizinhas , e precisa de bastante calor para a separação de suas moléculas.

    Tópico 2 ;
    A maior parte da água própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água da Terra.Cerca de 1/3 da população mundial vai experimentar os efeitos da escassez de água nos próximos 25 anos, segundo o estudo divulgado pelo Instituto de Gerenciamento da Água, um centro de pesquisas do Grupo Consultivo em Pesquisa Internacional da Agricultura. O estudo, o primeiro a analisar o ciclo completo de uso e reuso da água, apontou para o desaparecimento de mananciais de água como poços, lagos e rios.A água esta acabdo e se nóis não tivermos cuidados em poucos anos o mundo não existira mais, temos que ter a consiência forte,porque quem sai perdendo somos todos nois .

    Tópico 3:
    Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia; O aquifero guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo também um dos maiores em todas as categorias.

    Tópico 4:
    A água que usamos para os mais variados fins é sempre a mesma, ou seja, ela é responsável pelo funcionamento da grande máquina que é a vida na Terra; sendo tudo isto movido pela energia solar.
    A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela é usada por este para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos.A contaminação agrícola temos, no primeiro caso, os resíduos do uso de agrotóxicos (comum na agropecuária), que provêm de uma prática muitas vezes desnecessária ou intensiva nos campos, enviando grandes quantidades de substâncias tóxicas para os rios através das chuvas, o mesmo ocorrendo com a eliminação do esterco de animais criados em pastagens.A água que pode ser consumida sem risco para a saúde está extinta na Terra. Isso se deve ao fato que, com o passar dos anos, esse bem tão importante para toda espécie de vida, vem sendo ameaçada pela poluição. a água para ser considerada biologicamente potável, não pode conter organismos patogênicos que são os causadores de doenças.

    tópico 5:
    Todos nós necessitamos de 0,05 metros cúbicos de água potável por dia para beber, cozinhar e para uso sanitário, refere Peter H. Gleick, especialista hídrico. No entanto, um sexto da população mundial sobrevive com quantidades menores. A enorme densidade populacional e a poluição descontrolada criam escassez mesmo nas regiões húmidas de África e da Ásia. Alguma água pode ser reutilizada, embora necessite de tratamento. Mas a água para irrigação - o uso mais corrente - não pode ser reciclada. Nos Estados Unidos, cerca de 30% da água para irrigação é bombeada do aquífero High Plains, que acusa níveis tão baixos que levaria milhares de anos a repor de forma natural os valores antigos.

    conclusão : Bom aprendi nesse trabalho muitas coisas,nos mesmos estamos estragando o nosso proprio território.Se nois não tiver conciência como vamos viiver daqui algns anos?!

    Alunas : Jaqueline Baroni e Karina Helena

    ResponderExcluir
  20. Tópico 01: A água é um dos compostos mais importantes, assim como o mais abundante, sendo vital para os organismos vivos; ela contem propriedades estruturais e químicas que a tornam adequada para o seu papel nas células vivas.


    Tópico 02: Dados provam que 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está em baixo da terra. Isso quer dizer que a quantidade de água própria para consumo é mínima. Nos próximos 25 anos, cerca de 1/3 da população vai experimentar o efeito da escassez de água, uma pesquisa apontou o desaparecimento de poços, lagos e rios.


    Tópico 03:Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia. O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea do mundo.e esta localizado no Brasil.


    Tópico 4:A água nunca é totalmente pura na Natureza, pois nela estão dissolvidos gases, sais sólidos e íons. A poluição das águas pode aparecer de vários modos, poluição térmica, poluição física,poluição biológica, e poluição química.Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram.97% da água existente no planeta Terra é salgada .2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos


    Tópico 5:Apesar de o país possuir um volume razoável de água, 75% da população não tem acesso a água potável. O desmatamento de encostas causa deslizamentos, o esgoto etc..tudo isso prejudica os lençóis subterrâneos e reduz o volume de água nos rios.


    Conclusão:eu aprendi que temos que cuidar muito bem da água pois é ela que nos mantém vivo e se nos descuidarmos um dia essa água poderá acabar e o planeta terra ira morrer.


    aluno:Iuri Policarpi

    ResponderExcluir
  21. Tópico 1:A água é um dos compostos mais importantes, bem como o mais abundante, sendo vital para os organismos vivos.A água é uma molécula composta por dois elementos químicos: o hidrogénio e o oxigénio, na proporção de 2 átomos de hidrogénio para 1 átomo de oxigénio – H2O.

    Tópico 2:Dados provam que 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são água doce e, desse total, 98% está embaixo da terra.No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo e desperdiçando a água de rios e nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

    Tópico 3:Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce no mundo,sendo também um dos maiores em todas as categorias.

    Tópico 4:A água nunca é pura na Natureza, pois nela estão dissolvidos gases, sais sólidos e íons. A água é componente vital no sistema de sustentação da vida na Terra e por isso deve ser preservada, mas nem sempre isso acontece. A sua poluição impede a sobrevivência daqueles seres, causando também graves conseqüências aos seres humanos.

    Tópico 5:Mais de 75% de sua população não tem acesso a água potável de qualidade, por causa do péssimo manejo de recursos hídricos. O desmatamento de encostas de morro causa deslizamentos, erosão do solo, dificulta a absorção de umidade pelos lençóis subterrâneos e reduz o volume de água dos rios.

    Conclusão: Eu aprendi que a água é fundamental para a vida do ser humano,tanto que nós não cuidamos dela e deixamos poluir os rios, lagos e mares,vamos cuidar da água potável,pois só nos resta 3% de água no planeta terra,vamos colaborar!

    Aluna: Valdionéia Bileski Barbosa

    ResponderExcluir
  22. TÓPICO 1: A água é um dos compostos mais importantes para os organismos vivos. Suas propriedades estruturais e químicas lhe permite atuar fora e dentro das células. Sua composição é a base de Hidrogênio(H) e Oxigênio(O) e sua formula H2O. É um excelente meio de dissolução. A água pode ser encontrada em três estados físicos: Líquido, sólido e gasoso.
    TÓPICO 2: Vejo que a água ocupa 70% do nosso planeta, e que desta porcentagem, somente 3% é potável. Na minha opinião, se o homem não acordar e não começar a economizar a água, ela vai acabar de vez e então a vida será extinta. Cada vez mais o homem está se autodestruindo, um exemplo é a poluição das águas, isso gera doenças gravíssimas que podem levar à morte.
    TÓPICO 3: A maior parte da população tem como fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos. Vejo que água era pra ser uma fonte renovável que estaria sempre disponível para nós, mas o homem abusou de seu uso e isso causou um stress hídrico causando a falta de água doce e a diminuição da água em muitas regiões. O Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai são privilegiados por terem o Aquífero Guarani, a maior reserva subterrânea de água doce do mundo. 70% da área ocupada pelo Aquífero ( cerca de 1,2milhão de Km²) está no centro-sudoeste do Brasil (840 mil Km²). O resto pega parte do nordeste da Argentina (255 mil Km²), noroeste do Uruguai (58.500Km²), e sudeste do Paraguai (58.500Km²). Esta reserva possui cerca de 55 mil Km³ e aproximadamente 1.800 metros de profundidade. A população atual do domínio de ocorrência do aquífero é estimada em quinze milhões de habitantes. Espero que o homem tome consciencia e não destrua o Aquífero também.
    TÓPICO 4: Nas residências, indústrias, e minas ocorre a poluição pontual, onde o foco de poluição é facilmente detectado. Já nas drenagens agrícolas, aguas pluviais, e os escorrimentos de lixeira ocorre a poluição difusa, onde não existe um foco definido de poluição. A poluição é causada pela contaminação da água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana. Exemplos: contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, lixo ou sedimentos vindos da erosão. Precisamos preservar o meio em que vivemos, pois os recursos naturais estão se acabando e um deles é a água. Devemos economizar o máximo que pudermos para não sofrer as consequências futuramente.
    TÓPICO 5: O Brasil se encontra na 50ª posição no ranking da saúde hídrica que mede a quantidade de água doce por habitante, desperdício de água doméstica, industrial e agrícola, e a poluição da água e preservação ambiental. Uma posição vergonhosa para um país que possui 12% de toda a água doce de superfície do mundo. Na imagem 6 podemos ver o quão poluída estava aquela água por causa do desbocamento de um esgoto. Uma imagem real, um exemplo de como esta o ser humano.
    CONCLUSÃO: Sinceramente, eu nunca imaginei que o homem chegaria ao ponto de desvalorizar a própria vida. Isso é um absurdo! Muitos estão morrendo porque não tem recursos para tomar pelo menos um copo de água num dia, talvez numa semana. Onde estamos vivendo? Realmente é isso que queremos para nós? Queremos a nossa própria extinção? Sinto vergonha de ser um humano. Mas, sinto orgulho de saber que eu posso lutar para que isso mude, não conseguirei sozinho, mas sei que há outras pessoas que pensam como eu. Aprendi muito com esse trabalho, coisas que eu não sabia e que agora estão claras.

    Aluno: André Pereira Bitencourt

    ResponderExcluir
  23. Tópico 01: A água é a peça fundamental para as células vivas, e é usada com constância,sendo vital pra nós. Ela é excelente meio de dissolução ou solvente ,sendo uma molécula polar capaz de gerar quatro pontes de hidrogênio com as moléculas de água vizinhas que facilitam a separação e a recombinação dos íons hidrogênio e hidróxido .

    Tópico 02: A qualidade da água é a fonte da nossa vida,nada importa, o que precisamos mesmo é de água. O nosso planeta é 70% só água, então vamos cuidar, para nada devastar, apenas economizar para sim nós seres humanos não sofrerem mais tarde.

    Tópico 3: Os recursos hídricos são água superficiais ou subterrâneas livres para qualquer utilidade do homem, região ou bacia. As águas subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para nós. O aqüífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo.

    Tópico 4: Há muitas reservas de água, mas nem por isso podemos desperdiçá-las ou poluí-las. A água que usamos é sempre a mesma e ela é responsável pela nossa sobrevivência, sendo isto movido pela energia solar.

    Tópico 5: Nas imagens 6 e 7 se percebe quanta poluição na água, muitas pessoas olham e não fazem nada, isto prejudica nossa saúde e vai ser difícil mudar esta situação, se o povo se mudar.

    Conclusão: Que a água é a nossa vida, que devemos cuidar dela como um filho, sema ela não somos nada. Por isso preserve a água não deixe nossa vida morrer.

    Aluno: William Galdino

    ResponderExcluir