quarta-feira, 7 de abril de 2010

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS - AS CONSEQUÊNCIAS HUMANAS DO AQUECIMENTO GLOBAL



ANO 2010 -
EEB. ABÍLIO CESAR BORGES
NOVA VENEZA /SC





ALUNOS: 2ºano Ensino Médio - TURMA: 201 - MATUTINO



O ser humano trouxe, junto com sua larga capacidade em invensões, descobertas e iniciativas, uma série de problemáticas ao CLIMA , á NATUREZA DO GLOBO e ao próprio HOMEM.









Vivenciamos ENCHENTES, DESMORONAMENTOS, DEGELOS, altas nas MARÉS, Estações com climas muito intensos, sem contar com a intensa POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA que nos assola e nos acarreta problemas de SAÚDE.

Temos o que fazer para amenisar ou reverter esse quadro que criamos e que nos é tão prejudicial?




O dito AQUECIMENTO GLOBAL é causa ou consequência, natural ou motivado pelo ser humano? Pode-se, ainda, evitar desastres maiores? As TSUNAMIS podem ser evitadas em suas consequências?

Estas questões são abordadas diariamente pelas mídias e por qualquer cidadão. Daí a importância em fazer parte do nossso currículo.


CONVIDO VOCÊS, CAROS ALUNOS A FAZEREM PARTE NESTAS DESCOBERTAS!


ALUNOS: 2º ano - Ensino Médio - Turma 201 (matutino)


LINKS de apoio: Estão no texto acima!Servem para você fazer sua pesquisa e abordam assuntos referentes ao tema. Você os encontra em hipertexto no Texto acima.







ATIVIDADES:






  1. Acessar cada Link ( do texto acima!), um por vez, analisar o conteúdo e pontuar os tópicos mais explicativos;

  2. Use o Broffice.org writer para sintetizar cada conteúdo de forma que apresentem: conceito, os porquês, exemplos observados, dados estatísticos e de localização, causas e consequências de cada ocorrência, possíveis soluções. Culmine sua rápida síntese com sua conclusão, seu parecer;

  3. Poste em COMENTÁRIOS do Blog não esquecendo de iniciar com o nº de seu GRUPO e seus COMPONENTES;
  4. Data Limite: 16/abril/2010;

  5. Sua avaliação já iniciou e constará de: atividades, atitudes e tarefas em Sala das Tecnologias, sua síntese, sua conclusão com parecer, sua pontualidade;
  6. É isso! Aguardo cada um! BOA TAREFA e ... SUCESSO!...





































9 comentários:

  1. grupo 7:(Carla Coral,Camila semprebon,Laís Michels Marangoni)...
    O HOMEM é o principal culpado por todas as transformações que vem ocorrendo na NATUREZA DO GLOBO com suas invenções e tecnologias que causam a POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA,que é a destruição da camada de ozônio provocada pelos gases tóxicos que são lançados no ar(ex:chaminés de indústrias,etc.),com tanta destuição ambiental ocorrendo principalmente pelo corte ilegal de árvores por todo planeta,estão causando sérios problemas ambientais,como o AQUECIMENTO GLOBAL que é a elevação da temperatura fazendo com que as geleiras se DEGELEM formando a elevação do nível do mar e provocando as MARÉS altas..As TSUNAMIS são provocadas por ondas que ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água .Uma das causas das ENCHENTES são:o alto índice pluviométrico das regiões,o alto grau de impermeabilização do solo pela malha asfáltica e de concreto.(ex:São Paulo)..a derrubada das árvores por todo o mundo faz com que a terra perca sua sustentação e assim acontece o DESMORONAMENTOS(que é a queda de edifícios,casas, barrancos ou outros tipos de construcões humanas ou da natureza) e a erosão do solo.O CLIMA também sofre alterações pelo desmatamento e causando as alterações das temperaturas.
    Para que isso acabe é necessário que o homem pare e reflita sobre seus atos e as consequências que estão mudando o nosso mundo,e assim colocando fim em toda essa destruição...Se não como vai ser a qualidade de vida futuramente com tantas destruições ocorrendo?..

    ResponderExcluir
  2. Grupo 5:Adriano,Edmara,Paulo Fernando
    Todo o efeito que acontece no meio ambiente é causado pelos seres humanos,que é chamado de impacto ambiental.
    Hoje o mudo está tendo consequências com o aquecimento global.Um exemplo de consequencia do aquecimento global,é o derretimento de geleiras,cada vez mais comum a ocorrência.Com uma velocidade jamais vista no último século.Outros exemplos são:enchentes e desmoronamentos.Outro aspecto é a poluição que como consequência trás diversos problemas de saúde para nós.
    Em comum para nós,os tsunamis gerados por distúrbios que deslocam uma grande quantidade de água(ondas).Ocorrem com mais frequência nos oceanos e pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer hora.Causando mortes e destruição,onde ocorre a tsunami.

    ResponderExcluir
  3. Grupo 1: Camila Mazzuco, João Carlos, Flávio Série: 201 - 2°
    O clima é todo o efeito do meio ambiente, causados pela interferência do ser humano. A natureza vem sendo muito desmatada e não é mais como antes. O homem é o principal responsável pelas mudanças do clima; Por isso ocorre as enchentes, desmoronamentos ou deslizamentos de morros, são fenômenos naturais, mas que podemos evitar.
    O nível do mar continua a subir, por conta da poluição de rios, industrias, lixos acumulados. Além de prejudicar a natureza a poluição prejudica a nossa saúde, por conta de enchentes que trazem com elas várias doenças.
    O planeta está mais quente, isso faz com que as geleiras derretem mais rápido e o nível do mar aumentar. O aquecimento global é uma causa muito preocupante para a sociedade.
    Tsunami é uma onda que é formada por deslocamentos de placas tectônicas, que tudo o que vê pela frente devasta. Se cada um fizesse a sua parte a natureza não estaria destruída como esta agora, querendo ou não todos vão sofrer com isso.

    ResponderExcluir
  4. Camile, Cristiani, Mariele (Grupo 2)

    Clima é um conjunto de diferentes efeitos meteorológicos que acontecem no planeta. Como: chuvas, umidade, altas e baixas temperaturas, ventos, e pressão do ar. Isso tudo depende de muitos fatores, que são determinados elementos atmosféricos.
    A natureza hoje em dia está sendo muito afetada pela ação inconseqüente do ser humano, um exemplo disso pode ser a floresta Amazônica, que no passado ocupava quase todo o território do Brasil e hoje não corresponde a 7% dele. Isso acontece em todo o planeta, e por isso é difícil de ter controle.
    O homem é o maior causador desses acontecimentos, pois ele não mede suas atitudes, o Brasil pode ser um dos países mais afetados por conter uma vasta região litorânea que em alguns anos será coberta pelas águas. A única solução é a conscientização da população mundial, pois não temos o direito de comprometer a vida dos nossos descendentes.
    As enchentes ocorrem devido ao desmatamentos desordenado, o acúmulo de lixo, esse fenômeno não tem um local específico, ele acontece em regiões mais populosas pois podem ter sistemas de drenagens menos eficientes. Uma das soluções pode ser em construir barragens, diques ou coisas do tipo, para poder diminuir os efeitos desse fenômeno.
    Os desmoronamentos são ocorridos devido a ocupação indevida de encostas e morros, que são desmatados para dar lugar a moradias, com esse desmatamento o solo se torna mais vulnerável as chuvas e mais propício a desmoronamentos. A solução desse problema é ter um planejamento, um estudo para construir nesses terrenos.
    O degelo ocorrem em várias partes do mundo, sua principal causa é o aquecimento global, não existe uma solução específica, pois isso tudo é uma conseqüência das atitudes dos antepassados, mas podemos fazer com que esses efeitos se amenizem.
    As marés são as conseqüências do degelo e influenciados também pela interferência gravitacional da Lua e do Sol.
    A poluição atmosférica ocorre devido á gases e partículas suspensas na atmosférica. O principal causador desse fenômeno é a poluição das indústrias, dos carros. E isso pode trazer danos a saúde humana. E isso ocorre nas regiões mais populosas do mundo pois tem mais emissões de gases poluentes.
    Esses fenômenos podem afetar a nossa saúde, causando vômitos, diarréias, doenças de pele, problemas respiratórios e novas doenças podem surgir.
    O aquecimento global é um fenômeno causado pelo aumento da temperatura do planeta, isso tem várias conseqüências, como citadas a cima.
    Os tsunamis são causados por qualquer distúrbio que podem mover grandes quantidades de água, como movimentos no centro da terra, terremotos, explosões vulcânicas, abalos sísmicos, eles não tem um lugar específico para ocorrerem, e não há uma solução específica.

    ResponderExcluir
  5. Débora Vitali 2º 201:

    O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas, é nele aonde vivemos, encontramos todos os ecossistemas e fizemos nosso papel como ser humano. Mas infelizmente a natureza esta passando por processos muito prejudiciais que degradam e destroem cada vez mais.
    O ser humano esta sofrendo a cada dia por conseqüência disso.
    As enchentes ocorridas fato da poluição que cada vez mais acontecem repentinamente, não pensamos quando jogamos lixo nas ruas, quando vemos os rios pedindo socorro e cada vez mais poluídos não tomamos medidas para que isso possa se reverter, muitas tragédias e mortes são conseqüência desses desastres.
    Os desmoronamentos que acontecem pelos reflorestamentos, que a cada dia estão mais freqüentes e acabam prejudicando o solo, edifícios, casas são destruídas e tudo isso poderia ser evitado se tomássemos mais cuidado para não deixar o solo exposto.
    Uma grande conseqüência do aquecimento global é o degelo que é o derretimento das geleiras, conforme o tempo passa, mais rápido elas estão se derretendo, todos os dados indicam que nos últimos anos a velocidade do degelo é cada vez maior, todo esse impacto esta relacionado a nós que poluímos e contribuímos para o aquecimento no globo.
    As Marés altas acontecem pelo derretimento das geleiras que aumentam o nível do mar, as mudanças da lua também influenciam nesse processo e podem invadir cidades costeiras e causar estragos nas proximidades da beira mar.
    A poluição da atmosfera é um assunto que sempre vem ser tratado para nos conscientizarmos do que pode acontecer com nosso planeta, muitas quantidades de lixo, gases poluentes, fumaça de automóveis e substancias maléficas, tudo isso contribui para que a poluição degrade nosso lar. As conseqüências não são nada animadoras e todos estamos cientes do que pode acontecer, portanto devemos tomar cuidado e sermos racionais diante dessa questão.
    Nossa saúde também esta comprometida com toda esta poluição causada, nossa respiração, nossos pulmões que sugam o ar poluído sofrem muito, e com o tempo podem causar doenças respiratórias como a renite que a maioria das pessoas que moram em cidades grandes possuem. Toda esta poluição pode causar nas pessoas diarréias, vômitos, doenças de peles e até mesmo desidratação. O ar esta totalmente comprometido com estes danos causados e acabamos sofrendo junto pelo fato de respirarmos este ar tão prejudicial.
    O aquecimento global são causas do aumento da temperatura do planeta, este assunto é um dos mais tratados em nossa sociedade pois pretendemos que todas estejam ciente do que pode acontecer.
    As conseqüências desse aquecimento são furacões, tsunamis, ciclones e vários desastres ambientais, ele vem ocorrendo também em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente derivados da queima de combustíveis fósseis que degradam muito nosso ambiente. Medidas certas devem ser tomadas para isso reverter.
    As tsunamis como são conseqüência disso, são abalos acorridos pela movimentação das placas tectônicas que dependendo do seu grau na escala podem acarretar sérios problemas, mortes, desabamentos e muito pavor nas cidades afetadas.
    Nosso planeta vive uma época muito globalizada e com isso a poluição aumenta, o que acaba destruindo e degradando o planeta, ele pede socorro e devemos ajuda-lo.

    ResponderExcluir
  6. Equipe4:Amabili,Juliana, Riciéri

    A poluição atmosférica significa uma introdução antropogênica, direta ou indiretamente, de substâncias ou energias para o ar, resultando em efeitos prejudiciais de modo que pode trazer perigo a saúde. A poluição é geralmente encontrada em cidades pré-industriais onde pessoas desmatam a natureza, trabalham em artesanato e industrias. Contudo os problemas persistiram e com a revolução industrial um novo fôlego ocorreu no campo da poluição atmosférica.
    O aquecimento global é o aumento de temperatura média de superfície da terra que influência o regime de chuvas e secas afetando plantações e florestas. A acidificação da água do mar também contribuiria para escassez de alimento e intensificaria o processo da seca. É preciso diminuir o desmatamento, aumentar consideravelmente a floresta, suprimir o uso de aerossóis, conter a produção industrial desenfreada. As industrias deveriam preferir o consumo de produtos que não possuem gases nocivos a camada de ozônio.
    Todo projeto humano pode ser obrigado a realizar Estudos Prévi do Impacto Ambiental e apresentar o respectivo estudo. O impacto ambiental acontece através de construções, instalações, obras, extração de combustível, extração de minérios e exploração de madeiras.
    O aumento do nível dos oceanos está acontecendo através do aumento de temperatura no mundo. Ao aumentar o nível das águas do oceano, pode ocorrer futuramente a submersão de muitas cidades litorâneas.
    Um tsunami pode ser gerado por qualquer distúrbio que desloque uma massa grande de água, tal como um sismo (movimento no interior da terra), um deslocamento da terra, uma explosão vulcânica ou um impacto de meteoro. Os tsunamis podem ser gerados sempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita, deslocando verticalmente a massa de água. Os sismos tectónicos são um tipo particular de sismo que origina uma deformação da crosta; sempre que os sismos ocorrem em regiões submarinas, a massa de água localizada sobre a zona deformada vai ser afastada da sua posição de equilíbrio. As ondas são o resultado da acção da gravidade sobre a perturbação da massa de água. Os movimentos verticais da crosta são muito importantes nas fronteiras entre as placas litosféricas. Por exemplo, à volta do Oceano Pacífico existem vários locais onde placas oceânicas mais densas deslizam sob as placas continentais menos densas, num processo que se designa por subducção. Estas zonas originam facilmente tsunamis.

    ResponderExcluir
  7. Grupo: 8 - Andressa, Gabriela, Jaqueline

    • Impacto Ambiental: São os efeitos que surgem das alterações no modo de vida do ser humano, como por exemplo, o aquecimento global que tem como consequêcias o aumento do nível dos mares. Precisamos ter consciência de nossos atos como cidadãos e saber que para cada ato a suas consequêcias.
    • Homem: O ser humano é responsável por todos os problemas que estão acontecendo no mundo, os furacões as enchentes são exemplos desses problemas que podem ser solucionados com simples ações, como não jogar lixo no chão, cuidar dos nossos rios podem ajudar.
    • Enchente: O desmatamento da Amazônia já atinge um numero muito alto respectivo a 8,6 mil campos de futebol. Isso é o reflexo das queimadas e nos como seres humanos devemos cuidar do meio em que vivemos
    • Degelo: O derretimento das geleiras em 2004 e 2006 foi duas vezes maior que em 1998. Se o derretimento continuar nesse progresso acelerado os cientistas temem a inundação da floresta amazônica, outro problema é o aumento de doenças como malaria e dengue.
    • Marés: As marés sofrem influencia da lua, pois existe fase que a distância do centro da Terra até o centro da Lua e da superfície da terra até o centro da Lua. Quando acontece esse fenômeno as águas podem chegar a atingir casas próximas.
    • Poluição Atmosférica: A poluição atmosférica atinge nossa saúde e nossa sociedade, o que poluidores se originam de varias fontes como fabricas, carros, entre muitos outros. Os problemas de saúde mais freqüentes são problemas respiratórios e cardiovasculares.
    • Saúde: A desordem do mundo influencia também em nossa saúde, nos trazendo vários problemas como respiratórios, câncer de pele são exemplos de problemas trazidos pelo aquecimento global.
    • Aquecimento Global: Todos os dias vemos noticiários mostrando catástrofes climáticas e de mudanças que estão ocorrendo em nosso ambiente. Muito calor na Europa, ciclones no Brasil, terremotos no Haiti, são reflexos da revolta do mundo.
    • Tsunami: Eles podem acontecer por algum distúrbio que mova uma grande massa de água como um deslocamento de terra uma explosão vulcânica. São gerados sempre no fundo do mar deslocando a onda, caracteriza-se por ondas de trinta metros de altura, causando grandes destruições.

    ResponderExcluir
  8. GRUPO 6- Luana, Mª Eduarda e Milena.

    O clima tem diversos elementos atmosféricos, fenômenos como: frentes frias, tempestades, furacões. Existem diversos tipos de clima: tropical, subtropical, equatorial mediterrâneo, temperado, clima oceânico entre outros.
    O homem é o grande responsável por esses problemas que estão acontecendo no nosso planeta, o homem não respeita o Planeta Terra, muitas vezes com pequenas atitudes tudo poderia ser diferente como, por exemplo, não jogar lixo no chão, evitar as queimadas, o desmatamento em geral, ter mais cuidados com nossa água.
    Enchente é uma situação natural de transbordamento de água do seu leito natural, qual seja, córregos, arroios, lagos, rios, mares e oceanos provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas, a ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência. Algumas obras podem ser realizadas para controle das enchentes tais como bueiros, diques , barragens de defesa contra inundações ou mesmo obras de Revitalização de Rios.
    Desmoronamentos são quedas, naturais ou provocadas pelos humanos, por vezes catastróficas, de terras ou grandes volumes de rochas que, deslocando-se de locais mais elevados, se acumulam no sopé dos relevos.
    O degelo é causado pelo aquecimento do planeta. Desde o início do séc. XXI, as geleiras estão derretendo em velocidade nunca vista. O derretimento das geleiras pode prejudicar o fornecimento de água, causando também o aumento de doenças tropicais como malária e dengue.
    Marés são as alterações do nível das águas do mar causadas pela interferência gravitacional da Lua e do Sol sobre o campo gravítico da Terra. A altura das marés alta e baixa variam,nas luas nova e cheia, as forças gravitacionais do Sol estão na mesma direcção das da Lua, produzindo marés mais altas,nas luas minguante e crescente as forças gravitacionais do Sol estão em direcções diferentes das da Lua produzindo marés mais baixas.
    A poluição atmosférica é a alteração da atmosfera. Ela pode causar impactos pro ambiente e pra saúde humana, através de contaminação por gases, material biológico ou energia e etc.
    As alterações do clima influenciam não só no planeta, mas também na saúde da espécie humana. Dentre os potenciais efeitos sobre a saúde humana podemos citar: o aumento das doenças de pele, o aumento de diarréias e vômitos, em consequência da falta de água potável, o aumento de problemas respiratórios e alérgicos por causa da contaminação do ar pela emissão de gases tóxicos.
    O aquecimento global é o aumento da temperatura da superfície terrestre, que como influência tem chuvas e secas afetando plantações e florestas e também o derretimento das geleiras. Para minimizar o aquecimento global é preciso diminuir o desmatamento, restaurar as florestas, preferir o consumo de produtos que não possuem gases nocivos à camada de ozônio.
    Um tsunami é uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações na água,como por exemplo: atividade vulcânica, deslocamento de terras ou gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar. Um tsunami pode ser gerado por qualquer distúrbio que desloque uma massa grande de água.

    ResponderExcluir
  9. PREZADOS ALUNOS do 2ºano-201 = AVALIAÇÃO SOBRE AS SÍNTESES:
    - Do grupo 01 ao 08: Todos realizaram as devidas sínteses com bom detalhamento, incluindo, no decorrer, comentários pessoais também satisfatórios;
    - Grupos 01, 03 e 07: Incluiram uma conclusão como fechamento da síntese (não fecharam no último tema!)
    - Suas notas (a valoração da atividade!)lhes serão passadas em sala de aula (e constarão de dados conforme o ítem 5 das Atividades)
    POR AGORA è ISTO! EM BREVE PODEREMOS TER MAIS NOVIDADES.
    ABRAÇO! Prof. SANDRA

    ResponderExcluir