terça-feira, 6 de julho de 2010

ENERGIA - PILHAS e BATERIAS NA ERA CONTEMPORÂNEA

EEB. ABÍLIO CESAR BORGES - Nova Veneza / SC

ENSINO MÈDIO - ANO 2010 - TURMAS 203 - Matutino e 202 - Noturno

A tarefa está dividida em 09 GRUPOS, cada um com 03 alunos.
Cada grupo deve postar aqui em "COMENTÁRIOS" com o nome de cada aluno participante,
uma breve, porém completa, síntese do conteúdo do seu grupo.
Faça pesquisa e poste usando suas palavras (não use cópias!).
Especifique sua TURMA (202 ou 203!).


TÓPICOS DE PESQUISA (por grupo):

  • GRUPO 1 = Baterias para celular
  • GRUPO 2 = Baterias Automotivas
  • GRUPO 3 = Pilhas Alcalinas
  • GRUPO 4 = Pilhas de Relógios
  • GRUPO 5 = Baterias de Calculadoras
  • GRUPO 6 = Energia Eólica
  • GRUPO 7 = Energia Solar em placas
  • GRUPO 8 = Energia de Hidroelétrica e Termoelétrica
  • GRUPO 9 = Energia Nuclear

CONTEÚDOS PARA CADA TÓPICO (todos os grupos):

  • Conceito (explicativo)
  • Histórico - Aplicações
  • Funcionamento - Componentes fundamentais
  • Relação com o Meio Ambiente

DATA LIMITE para postagem: 15 / julho / 2010

...ALUNOS: BOA TAREFA E APRENDIZADO!

15 comentários:

  1. •Conceito
    A energia eólica é um tipo de energia renovável que tem como fonte o vento resultante do deslocamento de massas de ar, originado pelos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e influenciadas por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.

    •Histórico
    A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, Deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.

    •Funcionamento
    1-O vento gira as pás do cata vento gigante que acionam um gerador dentro da torre.
    2-Esse gerador transforma a chamada energia mecânica em energia elétrica.
    3-Por meio de cabos é distribuída para a rede elétrica e chega aos consumidores.

    •Meio ambiente
    Energia eólica é solução para ameaças das mudanças climáticas.

    Turma: 202 Grupo:6 Daiane,Monique,Vagner!

    ResponderExcluir
  2. Grupo 6 - Samuel, Lauro e João Paulo

    Tópico 1- O primeiro registro histórico da utilização da energia eólica para bombeamento de água e moagem de grãos através de cata-ventos é proveniente da Pérsia, por volta de 200 A.C.

    Tópico 2- Tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos.
    Tópico 3- Por que as outras baterias
    não usam o vento como gerador de energia.

    Tópico 4- O vento gira as pás do cata vento gigante que acionam um gerador de energia dentro da torre.
    Esse gerador transforma a energia mecânica em energia elétrica.
    Através de cabos é distribuída para a rede elétrica e chega aos consumidores.

    Tópico 5- Hoje, o poder do vento instalado na Europa está economizando 50 milhões de toneladas de CO2 e tem até 2010 para cumprir um terço do compromisso de Kyoto com a UE,
    hoje a energia eólica é fundamental para o
    meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Grupo:9 Felipe Gava;Clarise

    Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos.
    Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo.

    Ernest Rutherford, o descobridor do núcleo atômico, já sabia que esConsidere-se que apenas uma quantidade de 300 gramas de Plutônio 239 finamente espalhada pelo globo terrestre levaria a extinção da população humana ao longo prazo.

    Em um ano, um reator nuclear de 1200 MW produz 265 kg desse material, que tem 24.000 anos de meia-vida.

    A Organização Mundial de Energia Nuclear alertou que terroristas poderiam vir a comprar resíduos radioativos, por exemplo de países da ex-URSS ou de países com ditaturas que usam tecnologias nucleares, tais como Irã ou Coreia-Norte, e construir uma chamada "bomba suja".

    ResponderExcluir
  4. GRUPO 7 = Energia Solar
    Jéssica, Lucileide Turma:202

    •Conceito
    A Energia Solar é aquela proveniente do Sol. Esta energia é captada por painéis solares,e transformada em energia elétrica ou mecânica.

    •Histórico
    É sada pela humanidade desde o começo dos tempos.Achados históricos de arqueólogos comprovam que, já no século 7 A.C se utilizava simples lentes de vidro para concentrar a luz do sol e desta forma queimar pequenos pedaços de madeira e assim obter fogo. A partir daí, a energia solar se tornou alvo de vários pesquisadores e utilizada na Electrificação de casas rurais; Estufas; etc.

    •Funcionamento
    Para podermos utilizar a energia que vem do Sol, precisamos basicamente de três elementos: os módulos fotovoltaicos, os controladores de carga e as baterias.

    •Meio ambiente
    A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.

    ResponderExcluir
  5. GRUPO 5:Cleusa,Saionara,Jovani - Turma:202
    CONCEITO:
    As baterias de calculadoras sao as pilhas alcalinas,que nao podem ser recarregadas ou reaproveitadas,sao conhecidas como bateria tipo moeda.Ha baterias de alcalina AA,AAA,CR123,C e D que nao sao conhecidas como moedas e sao mais conhecidas.

    FUNCIONAMENTO:
    A pilha alcalina é composta de um ânodo de zinco poroso imerso em uma solução (mistura eletrolítica) alcalina (pH~14) de hidróxido de potássio ou de hidróxido de sódio (bases), e de um cátodo de dióxido de manganês compactado, envoltos por uma capa de aço niquelado, além de um separador feito de papel e de um isolante de nylon.

    HISTORICO:
    Criado por Alessandro Volta.A sua producao comercial comecou em 1949.Ate 1985,ela continha 1% de mercurio.Em 1990 comecou-se a fabricar e vender pilhas alcalinas contendo 0,025% de mercurio.Em 1993os maiores fabricantes europeus,japoneses eliminaram todo mercurio e assim passaram anao prejudicar o meio ambiente.

    FUNCIONAMENTO(COMPONENTES FUNDAMENTAIS)
    A pilha alcalina é composta de um ânodo de zinco poroso imerso em uma solução (mistura eletrolítica) alcalina (pH~14) de hidróxido de potássio ou de hidróxido de sódio (bases), e de um cátodo de dióxido de manganês compactado, envoltos por uma capa de aço niquelado, além de um separador feito de papel e de um isolante de nylon.

    RELACAO COM MEIO AMBIENTE:
    As pilhas alcalinas nao trazem riscos ao meio mabiente,pois nao possuem mercurio,chumbo e cadmio,e podem ser jogadas no lixo domestico,por isso nao precisam ser recolhidas nem depositadas em aterros especiais.

    ResponderExcluir
  6. TURMA: 203
    ESCOLA: ABÍLIO CÉSAR BORGES
    EQUIPE: JANICE, CAROLINI, MARCOS



    PILHAS ALCALINAS



    HISTÓRIA

    Criada pelo cientista Alessandro Volta, a pilha alcalina ganhou este nome devido à pureza de seu material. A produção comercial da pilha alcalina começou em 1949. Até 1989.
    Em 1990, pelo menos três grandes fabricantes de pilhas domésticas começaram a fabricar e vender pilhas alcalinas contendo menos de 0,025% de mercúrio. Em 1993, os maiores fabricantes europeus, americanos e japoneses eliminaram todo o mercúrio de suas pilhas e, assim, passaram a não prejudicar o meio ambiente e a saúde.

    SERVENTIA

    É indicada para equipamentos que requerem descargas de energia rápidas e fortes, como brinquedos, câmeras fotográficas digitais, MP3 players, lanternas, walkmans, discmans etc.

    CONCEITO DIFERENCIAL



    Comparando-a com a pilha seca comum, a alcalina é mais cara, mantém a voltagem constante por mais tempo e dura cerca de cinco vezes mais. Isso ocorre porque o hidróxido de potássio ou sódio é melhor condutor eletrolítico, resultando em uma resistência interna muito menor do que na pilha comum ou seca
    A pilha alcalina é capaz de fornecer correntes mais elevadas, tem ótimo desempenho em baixas temperaturas, bom rendimento em equipamentos de alto consumo e excelente proteção contra vazamentos.

    FUNCIONAMENTO E COMPOSIÇÃO

    A pilha alcalina é composta de um ânodo de zinco poroso imerso em uma solução (mistura eletrolítica) alcalina (pH~14) de hidróxido de potássio ou de hidróxido de sódio (bases), e de um cátodo de dióxido de manganês compactado, envoltos por uma capa de aço niquelado, além de um separador feito de papel e de um isolante de náilon.

    RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE


    As pilhas alcalinas , se expostas ao meio ambiente podem ser muito prejudiciais.
    Pois, contém resíduos químicos que degradam o meio ambiente,e levam muitos anos para se decompor.

    ResponderExcluir
  7. Grupo 7-Mariane, Paloma, Queila

    HISTÓRICO:Foi oberservado em 1839, pelo físico francêns, Alexandre Edmond Becquerel.

    SERVENTIA:As plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese. Nós usamos energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais.

    CONCEITO DIFERENCIAL: É uma energia que vem do sol, sendo irradiada continuamente por esse astro. Ela é diferente das outras energias porque ela está disponível à todos.

    COMPONENTES:Existe dois tipos:primeiro utiliza a luz do sol para o aquecimento, a maior parte para a água.o outro tipo de placa converte a energia solar diretamente em em eletricidade.Ela é composta de células solares feitas de máterias semi condutores como Silício.

    RELAÇÃO COM MEIO AMBIENTE:a energia solar é um protótico de uma fonte energética inofenciva para o meio ambiente.Ela não consome nenhuma das nossas preciosas fontes de energia, nem contribui para a poluição das águas, ar ou mesmo risco para a saúde das pessoas, como também não tem resíduos.

    ResponderExcluir
  8. Turma:203 Grupo:2 Camilla, Guilherme e Samantha

    CONCEITO:É usada em carros, para guardar energia e depois distribuir para todos os circuitos do carro, ela é composta por alguns elementos químicos como chumbo.

    CONCEITO DIFERENCIAL:São classificadas como baterias secundárias de anodo ácido sulfídrico, podendo ser recarregável diversas vezes ao contrário das primárias que apenas recebem uma única carga.

    HISTÓRICO:Surgiu em 1880, pelo italiano Alessandro Volto, primeiramente era uma pilha não recarregável. Mas em 1859, foi o francês Gostan Plante que inventou a bateria recarregável que acumulava energia química, sendo apenas usada em automóveis em 1912.

    FUNCIONAMENTO/COMPONENTES: Componentes eletroquímicos (Chunbo, cádmio e mercúrio), que possui capacidade de converter energia química em energia elétrica.

    RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE:Contamina a água, ar e solo. Os elementos das baterias podemm entrar na cadeia alimentar prejudicando até mesmo o homem. Uma bateria jogada no rio causa sérios riscos ao meio ambiente, eliminando muitas espécies de animais, e ao homem causando doenças.

    ResponderExcluir
  9. GRUPO 5: Jean, Marciano, lucas Turma: 203

    Pilhas e Baterias para calculadora

    Histórico:

    A pilha foi inventada pelo italiano Alexandre Volta. Com uma série de experiencias com vários tipos de placas de metal e soluções acidas. Ele observou que havia, uma corrente muito fraca entre os elementos dessas composições.

    Serventia:

    A utilidade da pilha é armazenar energia elétrica sob a forma de energia química, de maneira portátil, barata e segura.

    Conceito:

    As baterias de calculadora são as pilhas alcalinas que não podem ser recarregadas ou reaproveitadas, elas são conhecidas como as pilhas do tipo de moedas.

    Funcionamento

    Ele fazia funcionar, colocando na vasilha de vidro, e mergulhando nela as duas varetas de metal separadas, haverá uma diferença de potencia entre o pólo positivo (ponta da vareta de cobre) e o pólo negativo (ponta da vareta de zinco). A importância da pilha é permitir a criação e o uso de aparelhos eletro-eletrônicos portáteis ou seja, que não precisam estar permanente conectados através de fios ou geradores ou a uma rede elétrica para funcionar. Os componentes da pilha são o mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e o lítio.

    Relação com o Meio Ambiente

    As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos a saúde humana e ao meio ambiente.
    Depositadas em lixões e aterros sanitários, pilhas e baterias podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos às pessoas e animais.

    ResponderExcluir
  10. GRUPO 8:MARIELI,SAMIRA,VERLANE
    ENERGIA HIDRELÉTRICA E TERMOELÉTRICA

    HISTÓRICO:As usinas hidrelétricas foram construídas ao fato da energia ser um fator essencial para o desenvolvimento sócio-econômico de uma nação.
    As usinas termoelétricas são uma instalação industrial que serve para gerar energia através da queima de combustíveis fósseis.

    SERVENTIA:Servem para a produção de energia elétrica.

    CONCEITO DIFERENCIAL:São construídas em locais diferentes dos centros consumidores,por isso elevam os valores de transporte de energia,transmitida por fios até as cidades.

    COMPONENTES:Na usina hidrelétrica é a água.
    Na usina termoelétrica é a queima dos combustíveis fósseis como;carvão,óleo e gás natural.

    RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE:As usinas hidrelétricas contribuem com o efeito estufa emitindo gás carbônico e metano no meio ambiente.
    As usinas termoelétricas contribuem com o aquecimento global através do efeito estufa e de chuvas ácidas.

    ResponderExcluir
  11. Turma:203
    Equipe:Aline,Luciana,Grazilene

    PILHAS PARA RELÓGIO

    Não encontramos nada a respeito.
    Sabemos somente o básico:são menores que as pilhas comuns,tem menos tempo de duração.

    ResponderExcluir
  12. grupo 1:Carlos Antonio Vitor 203

    Baterias para celular

    HISTORICO

    A primeira bateria foi criada por Alessandro Volta em 1800, inventada por Waldmar jungner,
    mas sò em 1947 que se chegou ao processo final. A bateria de litio sò surge nos anos 70, seu problema è que era instavel e isso foi superado com a utilizaçao de ions de lítio , não tendo a tanta capacidade como as de lítio que apresenta autos riscos em termos de segurança.

    SERVENTIA

    Não ira servir de nada se a bateria perder toda a carga rapidamente. Por isso é preciso prolongar a vida da bateria, e aumentar o tenpo de recarga, sabendo usalas corretamente, umas das dicas é: feche aplicativos desnecessário,carrega corretamente a bateria,guarde corretamente as,mantenha as ligaçoes curtas,pare de procura sinal etc.

    CONCEITO DIFERENCIAL

    Se você passa com o celular no bolso e percebe que a bateria descarregou rapidamente, pode segnificar que o calor de seu corpo esta comsumindo a bateria.O calor acelera processo químico dentro da da bateria, fazendo com que ela descarregue rapidamente.

    FUNCIONAMENTO DE COMPONENTES

    Baterias níquel-cádimio são as mais antigas e tendem a apresentar problemas com memórias, ela têm um eletro de Cd e outro de NIO. Baterias de lítio Polímero são mais recentes. São muito leves e é praticamente impossível explodi-las. As baterias de íon lítio são mais comuns em aparelhos modernos e, mas são recarregadas rapidamentte e têm vida útil granda.

    RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

    As baterias de telefones celulares não devem ir para o lixo comum, pois quando depositadas em lixões suas substâncias tóxicas contaminan os lençóis d'água subterrânia, os solos e prejudica a fauna e a flora, devido a seus metais pesados. O proplema está quando as baterias se estragam e não tem mais concerto ou serventia. As empresas de telefonia recomendam que o descarte seja feito nas própias lojas de celulares, que funcionam como pontos de coleta de baterias, esse materiasl é destinado às empresas que promovem a reutilização ou reciclagem da própria.

    ResponderExcluir
  13. Grupo 9(Andressa Sobieray- 203)

    Lesões causadas pela radiação:

    As lesões causadas pela radiação são o dano provocado nos tecidos da pele quando são expostos a uma radiação. Alguns efeitos da radiação podem ser temporarios desaparecendo em pouco tempo, mas outros podem ser cronicos, alguns efeitos podem ser percebidos logo após a radiação outros demoram semanas ou meses. As mutações do material genético celular dos orgãos sexuais só se podem tornar evidentes se a pessoa exposta à radiação tiver filhos. Essas crianças podem nascer com defeitos genético. A exposição à radiação provoca dois tipos de lesões agudas (imediatas) e crónicas (retardadas). As síndromes agudas de radiação podem afectar diversos orgãos: Síndroma cerebral, Síndroma gastrointestinal, Síndroma hematopoiética, Síndroma radioactiva de tipo agudo.A pele cotaminada por materiais radioactivos deverá ser lavar-se de imediato com água abundante e, se for possível, com uma solução especificamente fabricada para tal fim.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. GRUPO 2:Angela,Bruna e Djuli - 202

    CONCEITO: baterias consistem de dispositivos eletroquímicos, tais como uma ou mais células galvânicas, células combustíveis ou células de fluxos. A bateria é um armazenador de energia química que com ajuda do alternador do carro a transforma em energia elétrica, para o funcionamento dos dispositivos elétricos de um carro e para dar a partida.

    HISTÓRIA: a primeira bateria teve origem com o italiano Alessandro Volta em 1800 que inventou a bateria não recarregável. Já em 1859, o francês Gaston Plante inventou uma bateria para armazenar energia, nasceu ai a bateria recarregável.

    FUNCIONAMENTO: a bateria de 12 volts dos automóveis consiste em uma associação de seis pilhas galvânicas ligadas em série. Cada uma delas fornece aproximadamente 2 volts. O ânodo dessa bateria (pólo negativo) é constituído por um grupo de placas de chumbo, e o cátodo (pólo positivo), por uma série de placas de dióxido de chumbo, diluído em uma solução de água destilada e ácido sulfúrico.

    MEIO AMBIENTE: As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Os que apresentam maior risco à saúde são o chumbo, o mercúrio e o cádmio. Sendo assim o descarte indevido de uma bateria automotiva poderá causar sérios danos ao meio ambiente e a saúde humana por serem tóxicos,contaminantes e demorarem muito tempo para se decompor.

    ResponderExcluir