terça-feira, 6 de julho de 2010

FOTOQUÍMICA

EEB. ABÍLIO CESAR BORGES - Nova Veneza /SC

ENSINO MÉDIO - ANO 2010 - 2º ano - Turma : 201 - matutino

A atividade está dividida em 5 grupos de alunos.
Cada grupo, com o nome da cada aluno participante deve postar aqui em "COMENTÁRIOS" uma breve, porém completa, síntese sobre o seu tema proposto ( do seu grupo).
Realizar pesquisa e escrever de forma pessoal (sem cópias!)

TÓPICOS DE PESQUISA por grupo:
  • GRUPO 1 = Fotossíntese clorofiliana
  • GRUPO 2 = Vidros e Lentes Fotocromáticas
  • GRUPO 3 = Combustão - fonte de luz e calor
  • GRUPO 4 = Luz Fria - Reações Bioluminescentes
  • GRUPO 5 = Quimioluminescência - Luminol

CONTEÚDO DE CADA TÓPICO ( para cada grupo):

  • Conceito (explicativo)
  • Histórico - Aplicação
  • Reações - Exemplos - Usos
  • Relação com o homem e a natureza

DATA LIMITE de postagem : 15 / julho/ 2010.

...ALUNOS: Boa tarefa!!!...

5 comentários:

  1. Grupo 5 - Gabriela . Luana . Maria Eduarda . Milena.

    A quimioluminescência é a emissão de luz não acompanhada da emissão de calor em consequência de uma reação química. O Luminol é uma substância química criada em 1928 por H. O. Albrecht. O Luminol permite detectar sangue na proporção de uma parte em um milhão. O princípio do Luminol é revelar traços de sangue com uma reação química geradora de luz entre diversas substâncias químicas e a hemoglobina (a proteína portadora do oxigênio no sangue). Os peritos pulverizam uma área suspeita, apagam as luzes, fecham as cortinas e procuram por uma luz verde ou azulada. Se houver traços de sangue na área, essas luzes aparecerão. A relação com o homem é o uso feito para investigar crimes e a relação com a natureza é divido a presença de ferro na composição.

    ResponderExcluir
  2. GRUPO 3: Camila M.S, Carla, Edmara, Laís, Riciéri.
    COMBUSTÃO, LUZ E CALOR
    EMISSÃO DE LUZ E CALOR NA COMBUSTÃO:
    Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor. Em uma combustão completa, um combustível reage com um comburente, e como resultado se obtém compostos resultantes da união de ambos, além de energia, sendo que alguns desses compostos são os principais agentes causadores do efeito estufa. A respiração é um processo de combustão (“queima de alimentos”) que libera energia necessária para as atividades realizadas pelos organismos.
    O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor.
    O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.
    Reação em cadeia - É a queima auto-sustentável. É a união dos três itens acima descritos, gerando uma reação química. Quando o calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combina com o comburente e queima. A retirada de um ou mais dos componentes acima citados resulta em extinção da combustão.
    O homem retira da natureza todos os materiais que irá precisar para ter a combustão, mas muitas vezes ele não percebe que isso irá acarretar outros problemas como o efeito estufa, que de modo geral estará lhe ocasionando sérios riscos a sua saúde e consequentemente a sua própria vida.

    ResponderExcluir
  3. GRUPO 4 - Flavio, Camila Mazzuco, João, Paulo, Adriano

    *LUZ FRIA - REAÇOES BIOLUMINESCENTES

    • A Luz Fria produz mais lúmens por watt, que as lâmpadas halógenas de tungstênio utilizadas na iluminação de estúdios, resultando ainda em menos calor, menor consumo de energia e menor investimento em ar acondicionado.
    A LF representa a iluminação soft light ou luz base ideal, com boa eficiência e baixa quantidade de produção de sombras.

    • Bioluminescência é a produção e emissão de luz fria por um organismo (conjunto de órgãos que constituem um ser vivo), como resultado de uma reação química que seria uma transformação da matéria durante a qual energia química é transformada em energia luminosa... ou seja, uma luz liga a outra.
    No caso dos vaga-lumes ou pirilampos, o substrato de uma proteína denominada luciferina, é oxidada por uma enzima, denominada luciferase. Nessa reação, a luciferase oxida a luciferina consumindo uma molécula de trifosfato de adenosina (ATP). A molécula de luciferina, agora excitada energéticamente, libera esse energia química na forma de energia luminosa.

    A bioluminescência ocorre em diversos grupos de organismos, desde organismos metabolicamente mais simples como as bactérias e fungos, até em organismos complexos, como é o caso dos insetos, ocorrendo assim, varios tipos de reações bioluminescentes.

    ResponderExcluir
  4. GRUPO 1: AMABILI, ALESSANDRA, CAMILE, JAINE, JULIA


    -fotossíntese clorofiliana ou função clorofiliana: : é realizada pelas plantas verdes, com clorofila, consiste na decomposição do gás carbônico do ar, com retenção do carbono e emissão para a atmosfera do oxigênio.
    - A luz solar é a fonte primaria de toda energia que mantem a biosfera do nosso planeta. Por meio da fotossíntese, as plantas, algas e alguns tipos de bactéria convertem a energia fisíca da luz solar em energia química. Esse processo é essencial pra manutenção de todas as formas de vida aqui existente. O processo fotossintético das plantas ocorrem nos cloroplastos e resulta na liberação de óxigenio molecular.
    -o conjunto das reações seguintes nas quais o pigmento verde das plantas ou clorofila, sob a ação das radiações solares representa um papel capital: decomposição do gás carbônico do ar, assimilação do carbono, síntese dos hidratos de carbono (glicose, açúcar, amido, madeira etc.). A presença da clorofila é necessária, pois este pigmento não pode agir senão na célula vegetal, a ação da luz é indispensável, pois a decomposição do CO2 não se produz na obscuridade. Ressaltemos que a função clorofiliana é de uma importância capital, pois ela condiciona toda a vida vegetal e, em conseqüência, toda a vida animal sobre a Terra.
    -As ações fotoquímicas exercidas sobre as células pelas radiações ultravioletas têm por efeito matar os vegetais inferiores (mofos) ou os animais inferiores (bactérias). Tal é o princípio da esterilização dos líquidos (em particular da água) pela radiação ultravioleta.

    -As radiações ultravioletas agem contra o raquitismo seja diretamente, seja indiretamente pela ingestão de substâncias previamente irradiadas, sendo o efeito desta irradiação a síntese fotoquímica da vitamina D.
    -As clorofilas dão a cor verde as plantas devido a baixa absorção de luz na região aspécto electromagnético correspondente a esta cor.
    -a folossintese é um processo que consiste na conversão de gás carbonico e água em carboidratos, como a sacarose ou o ámido.
    -Pode-se demonstrar que a clorofila é vital para a fotossintese através de folhas.

    ResponderExcluir
  5. Grupo 2- Andressa Schulter, Cristiani Nazari, Débora Vitali, Jaqueline Ghisleri, Mariele Aléssio.

    Vidros e Lentes Fotocromáticas

    As lentes fotocromáticas têm milhões de moléculas com substâncias como o cloreto de prata ou o haleto de prata embutidas nelas.As moléculas são transparentes à luz visível na ausência de luz UV, o que é normal em luzes artificiais.Mas, quando expostas aos raios UV, como na luz solar direta, as moléculas passam por um processo que faz com que mudem de forma.A nova estrutura molecular absorve partes da luz visível, fazendo com que as lentes escureçam.O número de moléculas que muda de forma varia com a intensidade dos raios UV.
    As Lentes de contato fotocromáticas e métodos para a sua produção. A presente invenção refere-se a uma composição fotocrômica para uso na tintagem de lentes de contato em que o polímero de ligação usado é capaz de formar uma rede polimérica de interpenetração com o material de lente. Quando as composições fotocrômicas da invenção forem aplicadas ao material de lente não curado que é subseqúentemente curado, o polímero de ligação forma uma rede polimérica de interpenetração com o material de lente que embute o composto fotocrômico dentro do material de lente resultando em uma lente fotocromática estável.
    As lentes fotocromáticas escurecem quando expostas ao sol por causa de uma reação química.O escurecimento ocorre devido a uma reação química.A reação é semelhante à do nitrato de prata numa emulsão fotográfica. A diferença é que nas lentes a reação é reversível, ou seja, longe do sol, tornam a clarear.
    Muitas pessoas necessitam das lentes fotocromáticas, por questão de saúde ou até mesmo só por estética. Hoje em dia é muito comum pessoas usarem essa lente como propósito de proteger os olhos da luz do sol e raios UV.

    ResponderExcluir