terça-feira, 6 de julho de 2010

RADIOATIVIDADE E A SAÚDE HUMANA

EEB. HUMBERTO HERMES HOFFMANN - Caravaggio - Nova Veneza / SC


ENSINO MÉDIO - ANO 2010 - 1º ano - Turma: 1001


Aplicar a atividade em GRUPOS DE 03 ALUNOS.
Os alunos postarão aqui, em "COMENTÁRIOS", usando breves, porém completas, sínteses sobre cada tópico exposto ( usar pesquisa com escrita absolutamente pessoal - sem cópias!)
Iniciar a postagem com os NOMES de cada aluno participante.

TÓPICOS PARA PESQUISA:

  • Conceito
  • Histórico - o "pai da radioatividade"
  • Elementos Radioativos - Radiações alfa, beta e gama
  • Características químicas dos elementos radioativos
  • Aplicação da radioatividade para Energia , saúde e outros usos
  • Exemplos de aplicações da radioatividade (bom e mau uso)
  • Relação com o Meio Ambiente

DATA LIMITE DE POSTAGEM: 12 / julho / 2010.

... ALUNOS : BOA TAREFA!!!...

22 comentários:

  1. Histórico:
    A radiação ela é um fenômeno natural ou artificial, por algumas substancia ou elemento químico, chamados radioativos que são capazes de emitir radiações, a qual tem a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos a luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substancia radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear usada em medicina, e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádios e tórios serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama.


    Elemento radiação:
    Radiação Alfa: São fluxos de partículas carregadas positivamente, elas são compostas por dois nêutrons e dois prótons. São desviadas por campos elétricos e magnéticos. São muito ionizantes, porém pouco penetrantes. Quando um radioisótopo emite uma partícula alfa, seu número de massa diminui quatro unidades e o seu nº atômico diminui duas unidades. E foi observada pela primeira vez por Ernest Rutheford em 1898.
    Radiação beta: São fluxos de partículas originárias do núcleo, fato este que as distingue dos elétrons. Esta partícula tem a mesma natureza dos elétrons orbitais, e são resultantes da desintegração de nêutrons do núcleo. É desviada por campos elétricos e magnéticos. É mais penetrante, porém menos ionizante que a radiação alfa. Quando um radioisótopo emite uma partícula beta, o valor de sua massa não muda, e seu nº atômico aumenta em uma unidade.
    Radiação gama: São ondas eletromagnéticas. Ela não apresenta carga elétrica e não é afetada pelos campos elétricos e magnéticos. É uma radiação muito perigosa aos organismos vivos. Com o recebimento da Radiação Gama, pode-se alterar o material genético da pessoa, fazendo com que seus filhos tenham alta possibilidade de nascerem cegos, surdos, mudos ou com algum outro tipo de deficiência.


    Continuação ali em baixo! Paula e Bárbara

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Característica química dos elementos radiativos:
    É o mais pesado dos metais alcalino-terroso, é intensamente radioativo e assemelha-se quimicamente ao bário. Este metal é encontrado combinado em quantidades mínimas no minério de urânio pechblenda, e em vários outros minerais de urânio. É um emissor de partículas alfa, partícula beta e radiação gama. O rádio misturado com Berílio produz nêutrons. Quando recentemente obtido, o metal puro do rádio é branco brilhante, escurecendo quando exposto ao ar. O rádio é luminescente, Reage com a água para formar hidróxido de rádio, e é um pouco mais volátil que o bário.

    Alunas: Paula, Bárbara

    ResponderExcluir
  4. Utilização da radioatividade:
    Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica, para a humanidade, que cada vez depende mais dela. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos.
    Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc. para detectar trincas, falhas ou corrosões. No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos, na conservação de alimentos, na esterilização de seringas descartáveis, etc.
    Aplicações na Química: em traçadores para análise de reações químicas e bioquímicas em eletrônica, ciência espacial, geologia, medicina, etc.
    Aplicações na Medicina: no diagnóstico das doenças, com traça dores tireóide, tumores cerebrais, câncer, etc.
    Aplicações em Geologia e Arqueologia: datação de rochas, fósseis, principalmente pelo C14.

    continuação ali em baixo! Paula e Bárbara

    ResponderExcluir
  5. Ma e boa utilização:
    O mau uso feito da energia nuclear, tanto para "fins pacíficos" como para uso militar, tornou-se um pesadelo para toda a humanidade. Por outro lado ela é usada na medicina e arqueologia, em tratamentos especiais e em cálculos para se descobrir o período de vida em que vivel o fóssil. Foi através disso também que levantaram hipóteses sobre a idade do planeta Terra. Com as fontes de abastecimento de energia mais escassas como o petróleo e o carvão, a radioatividade apareceu como uma provável solução deste problema. Através da radioatividade o ser humano descobriu a energia Nuclear. "A energia chamada nuclear é decorrente de desintegração provocada de átomos de urânio e plutônio. Essa obtenção artificial de radiação é realizada por reatores nucleares." Segundo cientistas, futuramente este tipo de energia, poderá substituir a energia comum, produzida através do petróleo e carvão, como vimos anteriormente. Apesar destes benefícios, essas pesquisas feitas trouxeram também alguns pontos negativos.
    O problema da longa exposição à radiação pode ser contornado, porém, o verdadeiro perigo que trouxe ao homem a radioatividade é o do uso inadequado do imenso potencial energético, assim como possui uma extrema capacidade para proporcionar ao homem melhores condições de vida, também possui extrema capacidade de destruição. Graças à radioatividade foi possível a construção da arma mais mortífera que o homem já conheceu: a bomba atômica. Um exemplo disso foi a Bomba solta pelos estados unidos em Hiroshima e Nagasaki, onde milhares de pessoas inocentes morreram.

    Alunas: Paula e Bárbara

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Tais Sagrillo Trombin

    CONCEITO
    A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
    Existem dois tipos de radioatividade, a radioatividade natural e a artificial.
    -Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza.
    -Radioatividade artificial ou induzida: É aquela produzida por transformações nucleares artificiais e poluem o meio ambiente.

    ELEMENTOS RADIOATIVOS
    Existem três modalidades de radiações denominadas alfa, beta e gama que podem ser separadas por um campo magnético ou por um campo elétrico:
    Radiaçao alfa: São fluxos de partículas carregadas positivamente, compostas por 2 nêutrons e 2 prótons . São desviadas por campos elétricos e magnéticos. São muito ionizantes porém pouco penetrantes. Quando um radioisótopo emite uma partícula alfa, seu número de massa (A) diminui 4 unidades e o seu nº atômico diminui 2 unidades.Foi observada pela primeira vez por Ernest Rutheford em 1898.
    Radiaçao beta: São fluxos de partículas originárias do núcleo, fato este que as distingue dos elétrons. Estas partículas tem a mesma natureza dos eletrons orbitais, e são resultantes da desintegração de nêutrons do núcleo . É desviada por campos elétricos e magnéticos. É mais penetrante porém menos ionizante que a radiação alfa. Quando um radioisótopo emite uma partícula beta, o valor de sua massa não muda, e seu nº atômico aumenta em 1 unidade.
    Radiaçao gama: São ondas eletromagnéticas. Não apresenta carga elétrica e não é afetada pelos campos elétricos e magnéticos. É uma radiação muito perigosa aos organismos vivos. Com o recebimento da Radiação Gama, pode-se alterar o material genético da pessoa, fazendo com que seus filhos tenham alta possibilidade de nascerem cegos, surdos, mudos ou com algum outro tipo de deficiência.
    UTILIZAÇÕES
    A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, na medula óssea etc, ocasionando por vezes a morte. Muitos tipos de radioatividade como o raio-X, laser, e até mesmo a energia nuclear são utilizados na medicina, e salvam milhões de vida. Boas e más utilizações da radioatividade:
    Boa utilização:
    A radioatividade pode apresentar benefícios ao homem e por isso é utilizada em diferentes áreas. Na medicina, ela é empregada no tratamento de tumores cancerígenos; na indústria é utilizada para obter energia nuclear e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.

    Má utilização:
    Os efeitos da radiação podem ser em longo prazo, curto prazo ou apresentar problemas aos descendentes da pessoa infectada (filhos, netos). O indivíduo que recebe a radiação sofre alteração genética, que pode ser transmitida na gestação. Os raios afetam os átomos que estão presentes nas células, provocando alterações em sua estrutura. E os resultados são graves problemas de saúde como a perda das propriedades características dos músculos e da capacidade de efetuar as sínteses necessárias à sobrevivência.

    ResponderExcluir
  7. Alunas: Joyce e Mariane
    CONCEITO
    Tipos de radiação
    Na natureza, existem 92 elementos. Cada elemento pode ter quantidades diferentes de nêutrons. Os núcleos com mesmo número de prótons, mas que diferem no número de nêutrons, são denominados isótopos de um mesmo elemento. Para determinadas combinações de nêutrons e prótons, o núcleo é estável – nesse caso, são denominados isótopos estáveis. Para outras combinações, o núcleo é instável (isótopos radioativos ou radioisótopos) e emitirá energia na forma de ondas eletromagnéticas ou de partículas, até atingir a estabilidade.
    Dá-se o nome genérico de radiação nuclear à energia emitida pelo núcleo. As principais formas de radiação são:
    i) emissão de nêutrons;
    ii) radiações gama, ou seja, radiação eletromagnética, da mesma natureza que a luz visível, as microondas ou os raios X, porém mais energética;
    iii) radiação alfa (núcleos de hélio, formados por dois prótons e dois nêutrons);
    iv) radiação beta (elétrons ou suas antipartículas, os pósitrons, cuja carga elétrica é positiva).
    Nas ciências nucleares, a unidade de energia geralmente utilizada é o elétron-volt (eV). As energias emitidas pelo núcleo são acima de 10 mil eV, valor que é cerca de bilhões de vezes menor que o das energias com que lidamos no dia-a-dia. Uma bomba como a de Hiroshima contém apenas 20 kg de matéria-prima, aproximadamente.
    A liberação de energia do núcleo se dá através de dois processos principais: decaimento radioativo (também chamado desintegração) e fissão.
    Elementos radicativos:
    Radiação beta
    São fluxos de partículas originárias do núcleo, fato este que as distingue dos elétrons. Estas partículas tem a mesma natureza dos eletrons orbitais, e são resultantes da desintegração de nêutrons do núcleo (ver "Leis de Soddy e Fajans" abaixo para uma melhor interpretação de "desintegração"). É desviada por campos elétricos e magnéticos. É mais penetrante porém menos ionizante que a radiação alfa. Quando um radioisótopo emite uma partícula beta, o valor de sua massa não muda, e seu nº atômico aumenta em 1 unidade.
    .

    ResponderExcluir
  8. Radiação gama: São ondas eletromagnéticas. Ela não apresenta carga elétrica e não é afetada pelos campos elétricos e magnéticos. É uma radiação muito perigosa aos organismos vivos. Com o recebimento da Radiação Gama, pode-se alterar o material genético da pessoa, fazendo com que seus filhos tenham alta possibilidade de nascerem cegos, surdos, mudos ou com algum outro tipo de deficiência.Paula disse...

    Característica química dos elementos radiativos:
    É o mais pesado dos metais alcalino-terroso, é intensamente radioativo e assemelha-se quimicamente ao bário. Este metal é encontrado combinado em quantidades mínimas no minério de urânio pechblenda, e em vários outros minerais de urânio. É um emissor de partículas alfa, partícula beta e radiação gama. O rádio misturado com Berílio produz nêutrons. Quando recentemente obtido, o metal puro do rádio é branco brilhante, escurecendo quando exposto ao ar. O rádio é luminescente, Reage com a água para formar hidróxido de rádio, e é um pouco mais volátil que o bário

    ResponderExcluir
  9. Utilização da radioatividade:
    Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica, para a humanidade, que cada vez depende mais dela. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos.
    Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc. para detectar trincas, falhas ou corrosões. No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos, na conservação de alimentos, na esterilização de seringas descartáveis, etc.
    Aplicações na Química: em traçadores para análise de reações químicas e bioquímicas em eletrônica, ciência espacial, geologia, medicina, etc.
    Aplicações na Medicina: no diagnóstico das doenças, com traça dores tireóide, tumores cerebrais, câncer, etc.
    Aplicações em Geologia e Arqueologia: datação de rochas, fósseis, principalmente pelo C14.
    Radiação Alfa: São fluxos de partículas carregadas positivamente, elas são compostas por dois nêutrons e dois prótons. São desviadas por campos elétricos e magnéticos. São muito ionizantes, porém pouco penetrantes. Quando um radioisótopo emite uma partícula alfa, seu número de massa diminui quatro unidades e o seu nº atômico diminui duas unidades. E foi observada pela primeira vez por Ernest Rutheford em 1898.
    Radiação beta: São fluxos de partículas originárias do núcleo, fato este que as distingue dos elétrons. Esta partícula tem a mesma natureza dos elétrons orbitais, e são resultantes da desintegração de nêutrons do núcleo. É desviada por campos elétricos e magnéticos. É mais penetrante, porém menos ionizante que a radiação alfa. Quando um radioisótopo emite uma partícula beta, o valor de sua massa não muda, e seu nº atômico aumenta em uma unidade.

    ResponderExcluir
  10. Ma e boa utilização:
    O mau uso feito da energia nuclear, tanto para "fins pacíficos" como para uso militar, tornou-se um pesadelo para toda a humanidade. Por outro lado ela é usada na medicina e arqueologia, em tratamentos especiais e em cálculos para se descobrir o período de vida em que vivel o fóssil. Foi através disso também que levantaram hipóteses sobre a idade do planeta Terra. Com as fontes de abastecimento de energia mais escassas como o petróleo e o carvão, a radioatividade apareceu como uma provável solução deste problema. Através da radioatividade o ser humano descobriu a energia Nuclear. "A energia chamada nuclear é decorrente de desintegração provocada de átomos de urânio e plutônio. Essa obtenção artificial de radiação é realizada por reatores nucleares." Segundo cientistas, futuramente este tipo de energia, poderá substituir a energia comum, produzida através do petróleo e carvão, como vimos anteriormente. Apesar destes benefícios, essas pesquisas feitas trouxeram também alguns pontos negativos.
    Os efeitos da radiação podem ser em longo prazo, curto prazo ou apresentar problemas aos descendentes da pessoa infectada (filhos, netos). O indivíduo que recebe a radiação sofre alteração genética, que pode ser transmitida na gestação. Os raios afetam os átomos que estão presentes nas células, provocando alterações em sua estrutura. E os resultados são graves problemas de saúde como a perda das propriedades características dos músculos e da capacidade de efetuar as sínteses necessárias à sobrevivência.
    Alunas : Joyce e Mariane

    ResponderExcluir
  11. Nome:Ana Paula

    Conceito De Radioatividade:

    É a capacidade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis com o objetivo de adquirir estabilidade.

    *Elementos radioativos/radiações (alfa),(beta) e (gama) ;

    Radiação Alfa:Os raios Alfa tem uma carga elétrica positiva. Consistem em dois prótons e dois nêutrons, e são idênticos aos núcleos dos átomos de hélio. Os raios alfa são emitidos com alta energia, mas perdem rapidamente essa energia quando passam através da matéria.

    Radiação Beta:Alguns núcleos radioativos emitem elétrons comuns, que tem a carga elétrica negativa. Há os que emitem pósitrons, que são elétrons positivamente carregados. As partículas beta se propagam com velocidade quase igual à da luz.

    Radiação Gama:Raios Gama Os raios gama não tem carga elétrica. São semelhantes ao raio x, mas normalmente tem um comprimento de onda mais curto. Esses raios são fótons (partículas de radiação eletromagnética) e se propagam com a velocidade da luz.

    *Utilização Da Radioatividade:
    A radioativadade, quando utilizada de forma controlada, pode trazer muitos benefícios para o homem.Hoje em dia ela é utilizada sob três formas básicas:

    1-Uso da energia do núcleo do átomo;

    2-Uso das radiações que têm a capacidade de atravessar a matéria e velar filmes(raios X);

    3-Uso da capacidade(Radioterapia ou esterilização de material médico);

    *Histórico Da Radioatividade:A radioatividade foi descoberta pelos cientistas no final do século passado. Até aquela época predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas de qualquer matéria e eram semelhantes a esferas sólidas. A descoberta da radiação revelou a existência de partículas menores que o átomo: os prótons e nêutrons, que compõe o núcleo, e os elétrons, que giram em torno do núcleo. Essas partículas, chamadas de subatômicas, movimentam-se com altíssimas velocidades. Descobriu-se também que os átomos não são todos iguais.

    *'Pai da Radioatividade':
    A radioatividade foi descoberta pelos cientistas no final do século passado. Até aquela época predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas de qualquer matéria e eram semelhantes a esferas sólidas. A descoberta da radiação revelou a existência de partículas menores que o átomo: os prótons e nêutrons, que compõe o núcleo, e os elétrons, que giram em torno do núcleo. Essas partículas, chamadas de subatômicas, movimentam-se com altíssimas velocidades. Descobriu-se também que os átomos não são todos iguais. O átomo de hidrogênio, por exemplo, o mais simples de todos, possui 1 próton e 1 elétron (e nenhum nêutron). Já o átomo do urânio-235 conta com 92 prótons e 143 nêutrons isso no final do século XIX.

    *Exemplos de Boa e má Utilização da Radiotividade:A humanidade convive no seu dia-a-dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais ou artificiais. Os efeitos da radioatividade no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação. A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, na medula óssea etc, ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer)

    Muitos tipos de radioatividade como o raio X, laser, e até mesmo a energia nuclear são utilizados na medicina, e salvam milhões de vida. Temos exemplos como: A energia nuclear em um avançado aparelho de tomografia cerebral. Uma solução radioativa injetada na veia do paciente faz com que o resultado seja mais preciso na procura de problemas cerebrais.

    ResponderExcluir
  12. Nome : Lucas / Augusto

    Conceito Radioatividade:

    É a capacidade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis com o objetivo de adquirir estabilidade.

    Elementos radioativos/radiações (alfa),(beta) e (gama)

    'Pai da Radioatividade':
    A radioatividade foi descoberta pelos cientistas no final do século passado. Até aquela época predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas de qualquer matéria e eram semelhantes a esferas sólidas. A descoberta da radiação revelou a existência de partículas menores que o átomo: os prótons e nêutrons, que compõe o núcleo, e os elétrons, que giram em torno do núcleo. Essas partículas, chamadas de subatômicas, movimentam-se com altíssimas velocidades. Descobriu-se também que os átomos não são todos iguais. O átomo de hidrogênio, por exemplo, o mais simples de todos, possui 1 próton e 1 elétron (e nenhum nêutron). Já o átomo do urânio-235 conta com 92 prótons e 143 nêutrons isso no final do século XIX.
    Característica química dos elementos radiativos:
    É o mais pesado dos metais alcalino-terroso, é intensamente radioativo e assemelha-se quimicamente ao bário. Este metal é encontrado combinado em quantidades mínimas no minério de urânio pechblenda, e em vários outros minerais de urânio. É um emissor de partículas alfa, partícula beta e radiação gama. O rádio misturado com Berílio produz nêutrons. Quando recentemente obtido, o metal puro do rádio é branco brilhante, escurecendo quando exposto ao ar. O rádio é luminescente, Reage com a água para formar hidróxido de rádio, e é um pouco mais volátil que o bário.

    Utilização da radioatividade:
    Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica, para a humanidade, que cada vez depende mais dela. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos.

    Utilização errada :
    Os efeitos da radiação podem ser em longo prazo, curto prazo ou apresentar problemas aos descendentes da pessoa infectada. O indivíduo que recebe a radiação sofre alteração genética, que pode ser transmitida na gestação. Os raios afetam os átomos que estão presentes nas células, provocando alterações em sua estrutura.

    ResponderExcluir
  13. Alunos:Alex de bona e tiago de bona albonico
    Conceito
    A radioatividade é a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de produzir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
    Hiatorico(pai da radioatividade)
    Pai da radioatividade: o físico francês Antonie Henri Becquerel.

    Elementos Radioativos - Radiações alfa, beta e gama
    Radiação Alfa:Os raios Alfa tem uma carga elétrica positiva. Consistem em dois prótons e dois nêutrons.

    Radiação Beta:Alguns núcleos radioativos emitem elétrons comuns, que tem a carga elétrica negativa. Há os que emitem pósitrons, que são elétrons positivamente carregados.

    Radiação Gama:Raios Gama Os raios gama não tem carga elétrica. São semelhantes ao raio x, mas normalmente tem um comprimento de onda mais curto. Esses raios se propagam com a velocidade da luz.

    Características químicas dos elementos radioativos
    Elemento químicos são todos os átomos que possuem o mesmo numero de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico.
    Aplicação da radioatividade para Energia , saúde e outros usos
    Uma aplicação da radiatividade na saúde humana é o raio-x pois podem identificar fraturas e doenças.

    Exemplos de aplicações da radioatividade (bom e mau uso)
    Um dos melhores exemplos de um bom e mau uso da radioatividade e o raio-x pois em quem e aplicado o raio-x é bom pois identifica uma fratura ,já quem trabalho com o raio-x diariamente pode no futuro ter câncer . e outro exemplo de mau uso e a bomba atômica.

    Relação com o Meio Ambiente

    Ruim porque em chernobyl depois da explosão da usina nuclear a cidade foi devasta e ficou quase deserta matando varias pessoas e quem sobreviveu ficou com seqüelas e ate hoje a contaminação radioativa la

    ResponderExcluir
  14. cleiton faria


    CONCEITO
    A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
    Existem dois tipos de radioatividade, a radioatividade natural e a artificial.
    -Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza.
    -Radioatividade artificial ou induzida: É aquela produzida por transformações nucleares artificiais e poluem o meio ambiente.
    Histórico:
    A radiação ela é um fenômeno natural ou artificial, por algumas substancia ou elemento químico, chamados radioativos que são capazes de emitir radiações, a qual tem a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos a luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substancia radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear usada em medicina, e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádios e tórios serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama.
    Pai da Radioatividade':
    A radioatividade foi descoberta pelos cientistas no final do século passado. Até aquela época predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas de qualquer matéria e eram semelhantes a esferas sólidas. A descoberta da radiação revelou a existência de partículas menores que o átomo: os prótons e nêutrons, que compõe o núcleo, e os elétrons, que giram em torno do núcleo. Essas partículas, chamadas de subatômicas, movimentam-se com altíssimas velocidades. Descobriu-se também que os átomos não são todos iguais. O átomo de hidrogênio, por exemplo, o mais simples de todos, possui 1 próton e 1 elétron (e nenhum nêutron). Já o átomo do urânio-235 conta com 92 prótons e 143 nêutrons isso no final do século XIX.

    ResponderExcluir
  15. cleiton faria


    Elemento radiação:
    Radiação Alfa: São fluxos de partículas carregadas positivamente, elas são compostas por dois nêutrons e dois prótons. São desviadas por campos elétricos e magnéticos. São muito ionizantes, porém pouco penetrantes. Quando um radioisótopo emite uma partícula alfa, seu número de massa diminui quatro unidades e o seu nº atômico diminui duas unidades. E foi observada pela primeira vez por Ernest Rutheford em 1898.
    Radiação beta: São fluxos de partículas originárias do núcleo, fato este que as distingue dos elétrons. Esta partícula tem a mesma natureza dos elétrons orbitais, e são resultantes da desintegração de nêutrons do núcleo. É desviada por campos elétricos e magnéticos. É mais penetrante, porém menos ionizante que a radiação alfa. Quando um radioisótopo emite uma partícula beta, o valor de sua massa não muda, e seu nº atômico aumenta em uma unidade.

    ResponderExcluir
  16. NOME:Beatriz e Aline

    CONCEITO
    Na natureza, existem 92 elementos. Cada elemento pode ter quantidades diferentes de nêutrons.Os núcleos com o mesmo número de prótons, mas que diferem no número de nêutrons são denominados isótopos de um mesmo elemento.Para determinadas combinações de nêutrons e prótons, o núcleo é estável- nese caso, são demoninados isótopos estáveis para outras combinações, o núcleo é instável "isótopos radioativos ou radioisótopos " e emitirá energia na forma de ondas eletromagnéticas ou de partículas, até atingir a instabilidade.

    ELEMENTOS RADIOATIVOS
    Dá-se O nome genérico de radiação nuclear á energia emitida pelo núcleo.As principais formas de radiação são:
    *Radiações gama: ou seja, radição eletromagnética, da mesma natureza que a luz visível, as microondas ou os raios x, porém mais energética;
    *Radiação alfa: "núcleos de hélio, formados por dois prótons e dois nêutrons ".
    *Radiação beta:"elétrons ou suas antipartículas, os prótons, cuja carga elétrica é positiva".

    MÁ UTILIZAÇÃO
    A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, na medula óssea,câncer, e multiplicação acelerada de células em algumas partes do corpo, ocasionando muitas vezes a morte.

    BOA UTILIZAÇÃO
    Muitos tipos de radioatividade como o raio-X, laser, e até mesmo a energia nuclear são utilizados na medicina, e salvam milhões de vida.

    HISTÓRICO E O "PAI DA RADIOATIVIDADE"
    A radioatividade foi descoberta pelos cientistas no final do século passado. Até aquela época predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas de qualquer matéria e eram semelhantes a esferas sólidas. A descoberta da radiação revelou a existência de partículas menores que o átomo: os prótons e nêutrons, que compõe o núcleo, e os elétrons, que giram em torno do núcleo. Essas partículas, chamadas de subatômicas, movimentam-se com altíssimas velocidades. Descobriu-se também que os átomos não são todos iguais.

    CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DOS ELEMENTOS RADIOATIVOS
    É o mais pesado dos metais alcalino-terroso, é intensamente radioativo e assemelha-se quimicamente ao bário. Este metal é encontrado combinado em quantidades mínimas no minério de urânio pechblenda, e em vários outros minerais de urânio. É um emissor de partículas alfa, partícula beta e radiação gama. O rádio misturado com Berílio produz nêutrons. Quando recentemente obtido, o metal puro do rádio é branco brilhante, escurecendo quando exposto ao ar. O rádio é luminescente, Reage com a água para formar hidróxido de rádio, e é um pouco mais volátil que o bário.

    UTILIZAÇÃO PARA ENERGIA, SAÚE E OUTROS USOS
    *Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica, para a humanidade, que cada vez depende mais dela. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos.
    *Aplicações na Medicina: no diagnóstico das doenças, com traçadores = tireóide, tumores cerebrais, câncer, etc.
    *Aplicações na Agricultura: uso de C14 para análise de absorção de CO2 durante a fotossíntese; uso de radioatividade para obtenção de cereais mais resistentes; etc.

    RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE
    Ruim: O acidente de Goiânia envolveu uma contaminação radioativa, isto e, existência de material radioativo em lugares onde não deveria estar presente.Uma fonte de césio-137 era usada em uma clínica da cidade de Goiânia, para tratamento de câncer. Nesse tipo de fonte, o césio-137 fica encapsulado, na forma de um sal, semelhante ao sal de cozinha, e "guardado" em um recipiente de chumbo, usado como uma blindagem contra as radioações.Após vários anos de uso, afonte foi desativada, isto é ,não foi mais utilizada, embora sua atividade radioativa ainda fosse elevada, não sendo permitida a abertura do invólucro e o manuseio da fonte sem cuidados especiais.

    ResponderExcluir
  17. NOME:Beatriz e Aline

    CONCEITO
    Na natureza, existem 92 elementos. Cada elemento pode ter quantidades diferentes de nêutrons.Os núcleos com o mesmo número de prótons, mas que diferem no número de nêutrons são denominados isótopos de um mesmo elemento.Para determinadas combinações de nêutrons e prótons, o núcleo é estável- nese caso, são demoninados isótopos estáveis para outras combinações, o núcleo é instável "isótopos radioativos ou radioisótopos " e emitirá energia na forma de ondas eletromagnéticas ou de partículas, até atingir a instabilidade.

    ELEMENTOS RADIOATIVOS
    Dá-se O nome genérico de radiação nuclear á energia emitida pelo núcleo.As principais formas de radiação são:
    *Radiações gama: ou seja, radição eletromagnética, da mesma natureza que a luz visível, as microondas ou os raios x, porém mais energética;
    *Radiação alfa: "núcleos de hélio, formados por dois prótons e dois nêutrons ".
    *Radiação beta:"elétrons ou suas antipartículas, os prótons, cuja carga elétrica é positiva".

    MÁ UTILIZAÇÃO
    A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, na medula óssea,câncer, e multiplicação acelerada de células em algumas partes do corpo, ocasionando muitas vezes a morte.

    BOA UTILIZAÇÃO
    Muitos tipos de radioatividade como o raio-X, laser, e até mesmo a energia nuclear são utilizados na medicina, e salvam milhões de vida.

    HISTÓRICO E O "PAI DA RADIOATIVIDADE"
    A radioatividade foi descoberta pelos cientistas no final do século passado. Até aquela época predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas de qualquer matéria e eram semelhantes a esferas sólidas. A descoberta da radiação revelou a existência de partículas menores que o átomo: os prótons e nêutrons, que compõe o núcleo, e os elétrons, que giram em torno do núcleo. Essas partículas, chamadas de subatômicas, movimentam-se com altíssimas velocidades. Descobriu-se também que os átomos não são todos iguais.

    CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DOS ELEMENTOS RADIOATIVOS
    É o mais pesado dos metais alcalino-terroso, é intensamente radioativo e assemelha-se quimicamente ao bário. Este metal é encontrado combinado em quantidades mínimas no minério de urânio pechblenda, e em vários outros minerais de urânio. É um emissor de partículas alfa, partícula beta e radiação gama. O rádio misturado com Berílio produz nêutrons. Quando recentemente obtido, o metal puro do rádio é branco brilhante, escurecendo quando exposto ao ar. O rádio é luminescente, Reage com a água para formar hidróxido de rádio, e é um pouco mais volátil que o bário.

    UTILIZAÇÃO PARA ENERGIA, SAÚE E OUTROS USOS
    *Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica, para a humanidade, que cada vez depende mais dela. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos.
    *Aplicações na Medicina: no diagnóstico das doenças, com traçadores = tireóide, tumores cerebrais, câncer, etc.
    *Aplicações na Agricultura: uso de C14 para análise de absorção de CO2 durante a fotossíntese; uso de radioatividade para obtenção de cereais mais resistentes; etc.

    RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE
    Ruim: O acidente de Goiânia envolveu uma contaminação radioativa, isto e, existência de material radioativo em lugares onde não deveria estar presente.Uma fonte de césio-137 era usada em uma clínica da cidade de Goiânia, para tratamento de câncer. Nesse tipo de fonte, o césio-137 fica encapsulado, na forma de um sal, semelhante ao sal de cozinha, e "guardado" em um recipiente de chumbo, usado como uma blindagem contra as radioações.Após vários anos de uso, afonte foi desativada, isto é ,não foi mais utilizada, embora sua atividade radioativa ainda fosse elevada, não sendo permitida a abertura do invólucro e o manuseio da fonte sem cuidados especiais.

    ResponderExcluir
  18. Alunas: Caroline Gava e Helena Baldessar


    Radioatividade e a Saúde humana


    Conceito: A radioatividade é a capacidade que alguns elementos ou substâncias químicas tem de emitir radiação. Esse fenômeno pode ser artificial ou natural, o natural é o que se manifesta nos isótopos que se encontram na natureza e o artificial é provocado transformações nucleares.


    Histórico - O pai da radioatividade: A radioatividade foi descoberta por Henri Becquerel, em 1896. Isso aconteceu quando Becquerel guardou, em uma gaveta, um composto de urânio juntamente com uma chapa fotográfica, havendo depois revelado a chapa e notado nela os sinais da radiação.


    Elementos Radioativos - Radiações alfa, beta e gama:
    Alfa: São fluxos de partículas carregadas positivamente, compostas por 2 nêutrons e 2 prótons. São desviadas por campos elétricos e magnéticos. São muito ionizantes porém pouco penetrantes. Foi observada pela primeira vez por Ernest Rutheford em 1898.
    Beta: São fluxos de partículas originárias do núcleo, fato este que as distingue dos elétrons. Estas partículas tem a mesma natureza dos eletrons orbitais, e são resultantes da desintegração de nêutrons do núcleo. É desviada por campos elétricos e magnéticos. É mais penetrante porém menos ionizante que a radiação alfa.
    Gama: São ondas eletromagnéticas. Não apresenta carga elétrica e não é afetada pelos campos elétricos e magnéticos. É uma radiação muito perigosa aos organismos vivos. Com o recebimento da Radiação Gama, pode-se alterar o material genético da pessoa, fazendo com que seus filhos tenham alta possibilidade de nascerem com algum tipo de deficiência.

    Características químicas dos elementos radioativos: todos os átomos possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico.

    Aplicação da radioatividade para Energia, saúde e outros usos: A radioatividade pode ser aplicada na indústria, como em radiografias de tubos, para detectar trincas, e etc; na medicina, no diagnóstico de doenças, com traçadores e também na produção de energia elétrica, os reatores nucleares produzem energia elétrica.

    Exemplos de aplicações da radioatividade (bom e mau uso)
    Boa utilização: Pode apresentar benefícios ao homem e por isso é utilizada em diferentes áreas. Na medicina, emprega-se no tratamento de tumores cancerígenos; na indústria é utilizada para obter energia nuclear e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.
    Má utilização: Os efeitos podem ser em longo prazo, pode apresentar problemas aos descendentes da pessoa infectada .O indivíduo que recebe a radiação sofre alteração genética, que pode ser transmitida na gestação. Os raios afetam os átomos que estão presentes nas células, provocando alterações em sua estrutura. Os resultados são graves problemas de saúde como a perda das características dos músculos e da capacidade de efetuar as sínteses necessárias à sobrevivência.

    ResponderExcluir
  19. cleiton faria


    Radiação gama: São ondas eletromagnéticas. Ela não apresenta carga elétrica e não é afetada pelos campos elétricos e magnéticos. É uma radiação muito perigosa aos organismos vivos. Com o recebimento da Radiação Gama, pode-se alterar o material genético da pessoa, fazendo com que seus filhos tenham alta possibilidade de nascerem cegos, surdos, mudos ou com algum outro tipo de deficiência.
    Característica química dos elementos radiativos:
    É o mais pesado dos metais alcalino-terroso, é intensamente radioativo e assemelha-se quimicamente ao bário. Este metal é encontrado combinado em quantidades mínimas no minério de urânio pechblenda, e em vários outros minerais de urânio. É um emissor de partículas alfa, partícula beta e radiação gama. O rádio misturado com Berílio produz nêutrons. Quando recentemente obtido, o metal puro do rádio é branco brilhante, escurecendo quando exposto ao ar. O rádio é luminescente, Reage com a água para formar hidróxido de rádio, e é um pouco mais volátil que o bário
    Utilização da radioatividade:
    Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica, para a humanidade, que cada vez depende mais dela. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos.
    Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc. para detectar trincas, falhas ou corrosões. No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos, na conservação de alimentos, na esterilização de seringas descartáveis, etc.
    Aplicações na Química: em traçadores para análise de reações químicas e bioquímicas em eletrônica, ciência espacial, geologia, medicina, etc.
    Aplicações na Medicina: no diagnóstico das doenças, com traça dores tireóide, tumores cerebrais, câncer, etc.
    Aplicações em Geologia e Arqueologia: datação de rochas, fósseis, principalmente pelo C14.
    MÁ e boa utilização:
    O mau uso feito da energia nuclear, tanto para "fins pacíficos" como para uso militar, tornou-se um pesadelo para toda a humanidade. Por outro lado ela é usada na medicina e arqueologia, em tratamentos especiais e em cálculos para se descobrir o período de vida em que vivel o fóssil. Foi através disso também que levantaram hipóteses sobre a idade do planeta Terra. Com as fontes de abastecimento de energia mais escassas como o petróleo e o carvão, a radioatividade apareceu como uma provável solução deste problema. Através da radioatividade o ser humano descobriu a energia Nuclear. "A energia chamada nuclear é decorrente de desintegração provocada de átomos de urânio e plutônio. Essa obtenção artificial de radiação é realizada por reatores nucleares." Segundo cientistas, futuramente este tipo de energia, poderá substituir a energia comum, produzida através do petróleo e carvão, como vimos anteriormente. Apesar destes benefícios, essas pesquisas feitas trouxeram também alguns pontos negativos.
    O problema da longa exposição à radiação pode ser contornado, porém, o verdadeiro perigo que trouxe ao homem a radioatividade é o do uso inadequado do imenso potencial energético, assim como possui uma extrema capacidade para proporcionar ao homem melhores condições de vida, também possui extrema capacidade de destruição. Graças à radioatividade foi possível a construção da arma mais mortífera que o homem já conheceu: a bomba atômica. Um exemplo disso foi a Bomba solta pelos estados unidos em Hiroshima e Nagasaki, onde milhares de pessoas inocentes morreram.

    ResponderExcluir
  20. cleiton faria
    Relação com o Meio Ambiente
    Ruim porque em chernobyl depois da explosão da usina nuclear a cidade foi devasta e ficou quase deserta matando varias pessoas e quem sobreviveu ficou com seqüelas e ate hoje a contaminação radioativa la

    ResponderExcluir
  21. Aluno: aleson
    Histórico:
    A radiação ela é um fenômeno natural ou artificial, por algumas substancia ou elemento químico, chamados radioativos que são capazes de emitir radiações, a qual tem a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos a luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substancia radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear usada em medicina, e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádios e tórios serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama.


    Elemento radiação:
    Radiação Alfa: São fluxos de partículas carregadas positivamente, elas são compostas por dois nêutrons e dois prótons. São desviadas por campos elétricos e magnéticos. São muito ionizantes, porém pouco penetrantes. Quando um radioisótopo emite uma partícula alfa, seu número de massa diminui quatro unidades e o seu nº atômico diminui duas unidades. E foi observada pela primeira vez por Ernest Rutheford em 1898.
    Radiação beta: São fluxos de partículas originárias do núcleo, fato este que as distingue dos elétrons. Esta partícula tem a mesma natureza dos elétrons orbitais, e são resultantes da desintegração de nêutrons do núcleo. É desviada por campos elétricos e magnéticos. É mais penetrante, porém menos ionizante que a radiação alfa. Quando um radioisótopo emite uma partícula beta, o valor de sua massa não muda, e seu nº atômico aumenta em uma unidade.
    Radiação gama: São ondas eletromagnéticas. Ela não apresenta carga elétrica e não é afetada pelos campos elétricos e magnéticos. É uma radiação muito perigosa aos organismos vivos. Com o recebimento da Radiação Gama, pode-se alterar o material genético da pessoa, fazendo com que seus filhos tenham alta possibilidade de nascerem cegos, surdos, mudos ou com algum outro tipo de deficiência.

    ResponderExcluir
  22. Característica química dos elementos radiativos:
    É o mais pesado dos metais alcalino-terroso, é intensamente radioativo e assemelha-se quimicamente ao bário. Este metal é encontrado combinado em quantidades mínimas no minério de urânio pechblenda, e em vários outros minerais de urânio. É um emissor de partículas alfa, partícula beta e radiação gama. O rádio misturado com Berílio produz nêutrons. Quando recentemente obtido, o metal puro do rádio é branco brilhante, escurecendo quando exposto ao ar. O rádio é luminescente, Reage com a água para formar hidróxido de rádio, e é um pouco mais volátil que o bário.
    Utilização da radioatividade:
    Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica, para a humanidade, que cada vez depende mais dela. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos.
    Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc. para detectar trincas, falhas ou corrosões. No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos, na conservação de alimentos, na esterilização de seringas descartáveis, etc.
    Aplicações na Química: em traçadores para análise de reações químicas e bioquímicas em eletrônica, ciência espacial, geologia, medicina, etc.
    Aplicações na Medicina: no diagnóstico das doenças, com traça dores tireóide, tumores cerebrais, câncer, etc.
    Aplicações em Geologia e Arqueologia: datação de rochas, fósseis, principalmente pelo C14.
    Ma e boa utilização:
    O mau uso feito da energia nuclear, tanto para "fins pacíficos" como para uso militar, tornou-se um pesadelo para toda a humanidade. Por outro lado ela é usada na medicina e arqueologia, em tratamentos especiais e em cálculos para se descobrir o período de vida em que vivel o fóssil. Foi através disso também que levantaram hipóteses sobre a idade do planeta Terra. Com as fontes de abastecimento de energia mais escassas como o petróleo e o carvão, a radioatividade apareceu como uma provável solução deste problema. Através da radioatividade o ser humano descobriu a energia Nuclear. "A energia chamada nuclear é decorrente de desintegração provocada de átomos de urânio e plutônio. Essa obtenção artificial de radiação é realizada por reatores nucleares." Segundo cientistas, futuramente este tipo de energia, poderá substituir a energia comum, produzida através do petróleo e carvão, como vimos anteriormente. Apesar destes benefícios, essas pesquisas feitas trouxeram também alguns pontos negativos.
    O problema da longa exposição à radiação pode ser contornado, porém, o verdadeiro perigo que trouxe ao homem a radioatividade é o do uso inadequado do imenso potencial energético, assim como possui uma extrema capacidade para proporcionar ao homem melhores condições de vida, também possui extrema capacidade de destruição. Graças à radioatividade foi possível a construção da arma mais mortífera que o homem já conheceu: a bomba atômica. Um exemplo disso foi a Bomba solta pelos estados unidos em Hiroshima e Nagasaki, onde milhares de pessoas inocentes morreram.

    ResponderExcluir